Hyundai tem o maior índice de satisfação no Brasil

Marca ficou à frente de Honda e Toyota, enquanto JAC Motors foi a pior do ranking, segundo estudo

O HB20 1.6 Comfort Style custa R$ 44.395 | Imagem: Rafael Munhoz

A Hyundai Motor Brasil está bem na "fita". De acordo com o estudo Voss Brasil (Vehicle Ownership Satisfaction Study), realizado pela J.D. Power, empresa especializada em serviços de informações, entre março e junho deste ano, os proprietários dos modelos da família HB20 são os mais satisfeitos do País, ficando à frente até mesmo de marcas já conhecidas pelo índice de satisfação elevado, como é o caso das japonesas Honda e Toyota.

Em uma escalada de até 1.000 pontos, a divisão brasileira da Hyundai – que não abrange os modelos importados e os fabricados em Anápolis (GO), como o ix35 e o Tucson, que são de responsabilidade da Hyundai Caoa – registrou 788 pontos, se posicionando em primeiro lugar pela primeira vez. A Toyota conseguiu 783 pontos, enquanto a Honda teve 774. A marca com os clientes mais insatisfeitos do ranking foi a JAC Motors, com 677 pontos.

A pesquisa considera proprietários que adquiriram seus automóveis entre os últimos 12 e 36 meses, em quatro fatores: custo de propriedade do veículo, o que inclui consumo de combustível, seguro e manutenção/conserto (42%); experiência pós-venda (23%); design, desempenho, conforto e recursos do automóvel (19%) e qualidade/confiabilidade do veículo (16%).

A premiação levou em conta também os automóveis mais vendidos no mercado brasileiros. Ao total, foram 85 modelos avaliados, de quatro categorias: hatch subcompacto, hatch compacto de entrada, sedã compacto e hatch compacto superior. Os vencedores foram Volkswagen Gol G4 na primeira categoria, Hyundai HB20 na segunda, Renault Logan na terceira e Ford New Fiesta na quarta.

Outro ponto considerado pelo estudo foi o índice de satisfação dos clientes em relação as concessionárias brasileiras. Em 2014, houve uma pequena queda em comparação com o ano anterior, de 733 para 731 pontos. Os proprietários reclamaram a respeito do tempo de espera do cliente, de entrega do veículo e de preparo de documentação. Países como Alemanha e Reino Unido, que também participam da pesquisa, registram 788 e 772 pontos, respectivamente.

Houve também avaliação o pós-venda. A pesquisa registra queda neste quesito desde 2012. Neste ano, foram 765 pontos, enquanto em 2013 foram 764 e em 2012, 763, médias menores que as registradas em outros mercados. Dos entrevistados, 89% dos proprietários de veículos novos conseguiram agendar suas visitas na data agendada, média menor que a obtida nos Estados Unidos (95%), no Reino Unido (94%), no Canadá (93%), na Alemanha (93%) e no México (90%).

As concessionárias deixaram de entregar 10% dos veículos na data marcada. E para piorar, 10% dos clientes não receberam uma data e uma hora para entrega. Entre os clientes que levam seus veículos para realizar um conserto na rede, 28% afirmam que voltarão ao local para prestação de novos serviços.

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