Entre tantas incertezas, duas coisas estão confirmadas sobre a Volkswagen no México. Que ela fará o novo Jetta, um facelit com cara de Golf VI, e que a nova geração do Polo ganhará uma versão sedã. Ambos já foram flagrados em testes no exterior, o que comprova essas informações.

Mas havia dúvida sobre qual deles é o NCS, o New Compact Sedan, anunciado pela direção da Volks no México para ser lançado em 2010. Isso porque compacto para os americanos é uma coisa e para mexicanos e brasileiros é outra. Nos Estados Unidos, o Focus é compacto e o Fusion, médio, por exemplo.

Portanto, o Jetta é compacto e o Polo, que não é vendido lá, um subcompacto. Mas a revista Car & Driver americana parece ter descoberto qual deles é o NCS. Segundo a publicação, trata-se do novo Jetta, conforme disse o presidente da VW nos Estados Unidos.

Faz mais sentido. Embora o Polo Sedan seja um veículo interessante para o mercado norte-americano – vide o Fiesta Sedan, recém revelado no Salão de Los Angeles -, o segmento com potencial de crescimento para a VW é o do Jetta onde hoje dominam o Civic e o Corolla.

O Jetta já é produzido no México e deve ser completamente repensado nessa nova geração para agradr o público do vizinho rico. A Volks tem planos de triplicar as vendas lá e depende não só desse sedã como também do inédito NMS, um modelo que será revelado em 2011 e que concorrerá com o Camry e o Accord, das japonesas Toyota e Honda.

Polo Sedan mexicano?

Se realmente o NCS é o Jetta, resta saber o que a Volks pretende com o Polo Sedan. Se o fará também no México ou se o plano é outro. Ambos, aliás, estão cotados para serem importados para o Brasil já que a VW também está em desvantagem nesses segmentos aqui.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/