Kia apresenta seu primeiro carro elétrico

Ray EV é equipado com motor elétrico de 50 KW (68 cv) e começa a ser vendido em 2012 na Coréia

Kia Ray EV | Imagem: Divulgação

A Kia apresentou o seu primeiro modelo elétrico. Trata-se da versão "EV" do key-car Ray, que além de ser o primeiro carro sul-coreano desse tipo, é também o primeiro do mundo a ser feito na mesma fábrica onde sua versão movida à combustível fóssil é montada.

No lugar do motor 1.0 a gasolina de 78 cv, o automóvel carrega um bloco elétrico de 50 KW (68 cv) conectado às rodas dianteiras. Segundo a marca, embora ele seja menos potente que a versão “poluidora”, acelera mais rápido - 0 a 100 km/h em 15,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h.

Veja também: Novo Kia Cerato aparece em rascunho

O modelo também ficou 139 kg mais pesado que a versão normal – que pesa 1.046 kg – tudo por causa das baterias de íons de lítio de 16,4 kWh.

Ainda de acordo com a Kia, o Ray EV consegue rodar até 139 km, quando suas baterias estão totalmente carregadas, e para “abastecê-lo” é necessário que o condutor espere até seis horas, quando o carro é conectado a uma tomada doméstica de 220 volts, ou 25 minutos, quando conectado a uma rede de recarga rápida, que, na Coréia do Sul, é limitada a apenas 500 estações desse tipo.

Como o funcionamento de carros elétricos é (muito) silencioso, o modelo conta com um sistema de aviso sonoro, para alertar os pedestres sobre sua presença. A produção para 2012 será limitada a apenas 2.500 unidades e todas serão destinadas ao uso de entidades governamentais, que ajudarão a montadora a aperfeiçoar seu funcionamento antes de comercializá-lo no mundo.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!