A solução foi caseira. Ameaçada de falir, a Saab acabará nas mãos da Koenigsegg, pequena fabricante de superesportivos sueca. A GM anunciou o acordo nesta terça-feira e, com isso, encerra a fase de venda das marcas que não estão dentro da chamada “Nova GM”.

Mas a Koenigsegg não vai bancar o negócio sozinha. O European Investment Bank emprestará US$ 600 milhões para que a transação seja possível. Comenta-se que a Volvo, a outra marca sueca, poderá entrar no negócio como sócia minoritária.

Os contrastes entre a Koenigsegg e a Saab são imensos: enquanto a primeira tem 45 funcionários e produziu apenas 18 carros em 2008, a segunda possui 3 500 funcionários e fabricou quase 100 mil carros no ano passado.

Coincidência ou não, as fotos que ilustram esse artigo foram feitas há alguns anos e reúnem modelos das duas empresas numa espécie de antevisão do que iria ocorrer no futuro.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca