Lexus apresenta LS 600h Landaulet

Modelo com estilo clássico será usado no casamento do príncipe de Mônaco

Lexus LS 600h Landaulet | Imagem: divulgação

As carrocerias Landaulet são caracterizadas pela capota parcialmente aberta, sendo que somente os passageiros do banco traseiro gozam do vento nos cabelos. Foi um estilo muito famoso nas décadas de 1920 e 1930 entre os abastados, mas com o tempo perdeu força até praticamente desaparecer, ficando limitado somente a séries muito restritas de marcas premium. É o caso do único exemplar do Lexus LS 600h com o teto semi-recortado.

O veículo foi criado pela Lexus, a divisão de luxo da Toyota, especialmente para servir ao casamento do príncipe de Mônaco Albert II com a plebeia Charlenne Wittstock – a cerimônia está marcada para 2 de julho deste ano. Após os votos, o novo casal real desfilará a bordo do LS 600h Landaulet pelas ruas do principado monegasco. A propósito, esse ainda será um passeio ecológico, pois o modelo tem motorização híbrida gasolina/elétrica.

De acordo com a Lexus, a conversão do LS 600h sedã para o formato Landaulet consumiu mais de 2.000 horas de trabalho até ser completado. O projeto começou com maquetes digitais e a adaptação da carroceria foi totalmente manual. Com a ausência do teto fixo, a marca teve de reforçar as estruturas laterais do carro com fibra de carbono e kevlar. Já o canopi transparente que cobre a sessão traseira do veículo foi confeccionada em policarbonato de 8 mm de espessura e apenas 26 kg de peso. A peça é encaixada ou retirada manualmente.

No final das celebrações em Mônaco, o único, e primeiro, Lexus parcialmente conversível ficará exposto no Museu Oceanográfico do principado. A marca japonesa, entretanto, já avisou que não produzirá mais exemplares do LS 600h Landaulet.