A Mazda deverá voltar a vender automóveis no Brasil em 2012. A marca japonesa, ausente do país desde 2000, fechou parceria com a empresa de comércio exterior Sumitomo para lançar uma nova operação em nosso mercado, revela o jornal The Nikkei. Numa primeira fase, a marca importará os veículos do Japão e depois trará os modelos que serão fabricados no México.

Embora tivesse boa aceitação no país, a Mazda acabou fechando sua operação na virada do século por causa da Ford. A montadora americana era sócia da empresa japonesa e preferiu evitar que os produtos de ambas concorressem por aqui - as duas atuam em segmentos parecidos.

No final do ano passado, a Ford completou a venda das ações da Mazda, passando a ter apenas 3% do grupo e deixando de ter o controle da montadora. Com isso, a Mazda decidiu voltar a explorar mercados onde havia saído. O presidente da marca revelou semanas depois que a Rússia, Índia e o Brasil seriam os principais mercados onde ela expandiria sua atuação. Além disso, uma fábrica em território mexicano foi confirmada, visando a exportação para os Estados Unidos.

Mazda3 e Mazda2

Segundo rumores, os dois modelos que serão feitos nessa nova unidades, o compacto Mazda2 e o médio Mazda3, serão exportados para o Brasil numa segunda etapa. Com a isenção de impostos entre o Brasil e o México, os veículos da marca poderão chegar ao país com preço bem competititvo.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca