Mazda voltará ao Brasil em 2012

Marca japonesa está ausente do país desde 2000 quando a Ford era sua principal acionista

Mazda3 | Imagem: divulgação

A Mazda deverá voltar a vender automóveis no Brasil em 2012. A marca japonesa, ausente do país desde 2000, fechou parceria com a empresa de comércio exterior Sumitomo para lançar uma nova operação em nosso mercado, revela o jornal The Nikkei. Numa primeira fase, a marca importará os veículos do Japão e depois trará os modelos que serão fabricados no México.

Embora tivesse boa aceitação no país, a Mazda acabou fechando sua operação na virada do século por causa da Ford. A montadora americana era sócia da empresa japonesa e preferiu evitar que os produtos de ambas concorressem por aqui - as duas atuam em segmentos parecidos.

No final do ano passado, a Ford completou a venda das ações da Mazda, passando a ter apenas 3% do grupo e deixando de ter o controle da montadora. Com isso, a Mazda decidiu voltar a explorar mercados onde havia saído. O presidente da marca revelou semanas depois que a Rússia, Índia e o Brasil seriam os principais mercados onde ela expandiria sua atuação. Além disso, uma fábrica em território mexicano foi confirmada, visando a exportação para os Estados Unidos.

Mazda3 e Mazda2

Segundo rumores, os dois modelos que serão feitos nessa nova unidades, o compacto Mazda2 e o médio Mazda3, serão exportados para o Brasil numa segunda etapa. Com a isenção de impostos entre o Brasil e o México, os veículos da marca poderão chegar ao país com preço bem competititvo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas