Muito bem sucedida nas provas de turismo e longa duração nos anos 1990 com o lendário F1 GTR, a McLaren quer voltar a brilhar nessas vertentes do automobilismo em breve. O artifício para essa investida será o MP4-12C GT3, versão de competição do novo modelo de rua da marca inglesa lançado neste ano. A previsão é de que o bólido faça sua estreia no Campeonato Europeu de GT3 Series em 2012.

No momento a marca divulgou apenas uma projeção de como pode ser a versão final do 12C de corrida. A imagem, porém, já adianta algumas das melhorias aerodinâmicas do carro, como os spoilers e saias laterais ainda mais próximos do chão e o enorme aerofólio na traseira, que ficará incumbido de segurar o carro no chão estável a velocidades acima dos 320 km/h.

Na configuração original, o novo McLaren possui um chassi de fibra de carbono que pesa menos de 80 kg, além de uma avançada célula de sobrevivência também confeccionada com o material superleve. Já o motor do MP4-12C é o 3.8 V8 biturbo com capacidade de girar até 8.500 rpm para gerar mais de 500 cavalos de potência.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|