Mercado de carros começa 2009 estável

Vendas na 1ª quinzena somaram cerca de 95 mil unidades, praticamente no mesmo nível de 2008. Chevrolet foi a marca mais vendida

Chevrolet Classic | Imagem: Chevrolet

Nem o fim do mundo muito menos o paraíso. Assim podemos definir a 1ª quinzena de 2009 em relação às vendas de automóveis. Os números, preliminares, apontam um resultado semelhante ao do ano passado, ou seja, em torno de 95 mil unidades, um bom volume se comparado a 2007.

O temor com a escassez de crédito e receio do consumidor ainda não se confirmou, embora a redução do IPI tenha ajudado a manter o mercado aquecido. Tentando se recuperar de um final de 2008 trágico, a Chevrolet, surpreendentemente, liderou o ranking nessas duas primeiras semanas de 2009, com mais de 20 mil emplacamentos, volume semelhante ao da Fiat. Apenas para referência, a montadora americana havia vendido apenas 29 mil veículos em dezembro.

A Honda manteve a 5ª colocação e a Renault, a 6ª. A novidade aqui é a boa colocação da Citroën, a frente da sua irmã, Peugeot, e da Toyota.

O Gol, mesmo longe do seu normal, mantém a 1º colocação entre os carros, com 8 200 emplacamentos, seguido do Corsa Sedan e do Mille – o Palio, apesar das mudanças, ainda não voltou aos seus melhores dias. Confira abaixo o ranking provisório de janeiro:

Pos. Modelo Vendas
GOL 8195
CORSA SEDAN 6537
UNO 5587
PALIO 5090
CELTA 3815
SIENA 3086
FIESTA 3058
KA 2844
CIVIC 2659
10º FOX 2533
11º STRADA 2033
12º PRISMA 1908
13º ECOSPORT 1870
14º CORSA 1779
15º VOYAGE 1733
16º PALIO WEEKEND 1719
17º SANDERO 1685
18º FIT 1675
19º FIESTA SEDAN 1653
20º C3 1605
21º COROLLA 1281
22º SPACE FOX 1271
23º 207 1164
24º MERIVA 1161
25º S10 1149
26º HILUX 1068
27º CLIO 1049
28º BORA 1040
29º VECTRA 1021
30º ASTRA 1017