Mercedes apresenta Classe B elétrico

Versão Eletric Drive roda 200 km e motor elétrico tão forte quanto um bloco 3.0

Mercedes-Benz Classe B Eletric Drive | Imagem: Mercedes-Benz

A passagem dos carros com motores a combustão para propulsão totalmente elétrica já está acontecendo na linha de produtos da Mercedes-Benz. A marca alemã apresentou nesta semana, no Salão de Nova York, nos Estados Unidos, o Classe B Eletric Drive, uma versão da minivan familiar 100% movida por eletricidade. Este carro é o segundo do gênero lançado pela marca, que estreou no segmento com o superesportivo SLS AMG Eletric Drive.

O B elétrico, anunciado como linha 2015, chegará primeiro ao mercado dos EUA, no início de 2014. Seu preço, todavia, ainda não foi divulgado.

Voltado basicamente ao transporte em vias urbanas, o Classe B Eletric Drive possui um jogo de baterias de íon de lítio que proporcionam um alcance de até 200 km sem precisar recarregar. A recarga, segundo a marca, pode ser feito em qualquer tomada residencial. A Mercedes não divulga quanto tempo é necessário para repor toda energia do carro, mas afirma 50% da carga pode ser reposta em aproximadamente duas horas, em tomadas convencionais – o modelo ainda possui freios regenerativos, que convertem a energia cinéticas das frenagens em eletricidade.

O motor elétrico gera 100 kW, o equivalente a 135 cv, e 32 kgfm de torque, número comparável ao desempenho de um bloco 3.0 a gasolina. Esse conjunto, conforme dados da marca, faz o Classe B acelerar do 0 aos 100 km/h em 10 segundos e alcançar até 160 km/h de velocidade máxima.

Por dentro, a versão Eletric Drive é exatamente igual ao B 200, a série disponível no Brasil. Vem com bancos revestidos em couro, possui ar condicionado digital e conta com assistência de navegador GPS e controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro. A lista de equipamentos ainda inclui o pacote de segurança com freios ABS, airbags e controle de tração e estabilidade.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!