Mercedes apresenta o Actros 2655 6x4

Caminhão extrapesado é o primeiro comercial com motor V8 da marca no país, com 551 cv

Mercedes-Benz Actross 2655 6x4 | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz está potencializando seu poder de fogo no segmento de extrapesados do mercado brasileiro com o lançamento do Actros 2655 LS, o primeiro veículo comercial com motor V8 da marca no país, com 551 cv. Produzido em Juiz de Fora (MG), o Actros 2655 LS já está à venda e disponível, por enquanto, apenas na versão de cabine leito teto alto (LTA) e tração 6x4, com preço sugerido de R$ 462.950.

Desenvolvido para percorrer longas distâncias com velocidades médias superiores, o novo Actros 2655 6x4 tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 74 toneladas, com aplicações voltadas para bitrens ou rodotrens de nove eixos, semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. O Actros LS 2655 6x4 oferece um amplo pacote de itens de avançada tecnologia. De série, inclui sistema de freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, ABS e ASR – os mesmos disponíveis no Actros 2646 LS 6x4, já avaliado por AUTOO.

De acordo com Claudio Gasparetti, gerente de Marketing e Produto de Caminhões da fabricante, as versões Megaspace disponíveis para as outras versões do Actros – que trazem uma série de itens exclusivos como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder - estão sendo estudadas para implementação, em um futuro próximo, também no novo 2655 LS.

Muita, muita força

Além dos 551 cv de potência, alcançados a 1.800 rpm, o motor Mercedes-Benz OM 502 LA, de 8 cilindros em V e 16 litros de cilindrada, gera inacreditáveis 265,12 kgfm de torque a 1.080 rpm, permitindo ao extrapesado atingir elevadas velocidades médias e fôlego de sobra para vencer subidas.

Grande parte dos seus componentes internos são comuns aos do motor OM 501 LA (V6) já utilizado nos Actros 2546 e 2646, o que simplifica e otimiza a manutenção da frota. A tecnologia BlueTec 5, exclusiva da Mercedes-Benz – que utiliza a injeção de Arla 32 nos gases do escape para redução das emissões de poluentes – também otimiza o consumo de combustível e aumenta os intervalos de troca de óleo, segundo a fábrica.

O trem-de-força do Actros 2655 LS 6x4 incorpora o câmbio Mercedes PowerShift2 G-330 de 12 marchas (o mesmo dos V6), totalmente automatizado e sem pedal de embreagem. A ausência de anéis sincronizadores nessa caixa de mudanças oferece maior vida útil e menor desgaste dos componentes. As engrenagens mais largas resultam em maior robustez. Além de tornar a seleção de marchas mais precisa e os engates mais rápidos, este câmbio também conta com sensor de inclinação da via, que auxilia o sistema a escolher a marcha mais adequada de condução do caminhão de acordo com o relevo da pista. E entre suas funções incluem-se o piloto automático e a mudança direta da 1ª marcha para a ré.

O conjunto de suspensões a ar do Actros 2655 utiliza quatro bolsões em cada um de seus três eixos, oferecendo maior estabilidade e precisão direcional ao cavalo-mecânico, menor transmissão de vibrações para a carga e maior conforto para os ocupantes.

A Mercedes-Benz oferece garantia de um ano, sem limite de quilometragem, para o chassi, e dois anos para o trem de força. O novo Actros 2655 LS vai disputar o mercado diretamente com os Scania V8, R 560 e R 620, também de 16 litros, com preço inicial de R$ 468.429.

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