MINI apresenta novo modelo Roadster

Lançamento possui teto de tecido e apenas dois bancos. Carro chega ao Brasil em 2012

MINI Roadster | Imagem: divulgação

A linha de automóveis da MINI não para de crescer. Depois do Countryman e o Coupé, a marca britânica inovou mais uma vez e apresentou a versão definitiva Roadster, modelo que estreia no mercado europeu até o final deste ano com quatro versões de motorização. Por aqui, o desembarque do carro deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2012.

Derivado do Coupé, o Roadster mantém as mesmas dimensões – 3,73 metros de comprimento e 1,68 m de largura – mas muda completamente com sua capota móvel com armação de alumínio e tecido.

De acordo com a montadora, o teto retrátil leva menos de 20 segundos para abrir ou fechar, operações que podem ser realizadas com o carro em movimento abaixo de 30 km/h. O lançamento também repete o aerofólio traseiro escamoteavel do Coupé, que levanta automaticamente quando o carro passa dos 50 km/h ou ao toque de um botão no painel. A fabricante também afirma ter reforçado a estrutura do veículo, em especial os pilares laterais.

Como manda a etiqueta dos roadsters, o novo MINI tem espaço para apenas dois ocupantes – MINI Cabriolet, embora apertado, pode levar quatro pessoas. Já o porta-malas, como todo carro da marca, é pequeno: comporta 240 litros.

Motorização

O MINI Roadster é oferecido no mesmo esquema de versões dos demais veículos da linha Cooper. A versão de entrada tem motor 1.6 aspirado de 122 cv com opção de câmbio manual ou automático de 6 marchas. Quem quiser mais potência pode tem como opção o modelo “S”, como motor 1.6 turbo de 184 cv, ou então a série JCW ainda mais esportiva, que usa o mesmo propulsor auxiliado por turbocompressor, mas ajustado para desenvolver 211 cv.

O Roadster JCW também pode ser equipado com Lauch Control (Controle de Arrancada), equipamento que configura o conjunto mecânico do carro para proporcionar um melhor desempenho em arrancadas. Com esse item, segundo a fabricante, o modelo pode acelerar do 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é limitada em 240 km/h.