O Countryman, lançado no Salão de Genebra de 2010, foi o primeiro carro da MINI com quatro portas. Mas uma versão duas portão também não seria nada mau... Pois a espera acabou. A marca inglesa apresentou nesta terça-feira (10) no Salão de Detroit o conceito Paceman, que, segundo os executivos da empresa nos Estados Unidos, entra em produção no início do próximo ano, estendendo ainda mais sua linha de carros, que em breve deve ter as versões cupê e roadster do Cooper.

Em relação ao Countryman, o Paceman é notadamente mais baixo e possui uma série de componentes distintos. As lanternas, por exemplo, ficam mais acima do para-choque e têm desenho mais arrojado. Já a frente do carro teve o spoiler e grade revistos. Tradicional na personalização individual, a MINI propõe em seu novo conceito detalhes de couro na parte externa do carro, como o revestimento da maçaneta das portas e alça na tampa do tanque.

Segundo a montadora do grupo BMW, o conceito tem 4,11 metros de comprimento e 1,78 m de largura, como o Countryman. Motor e câmbio também não mudam.  O Pacemam é impulsionado pelo bloco 1.6 turbo (de dois estágios) de 211 cv e 28,5 kgfm de torque com overboost acionado e o câmbio é automático com tração integral ALL4, que pode distribuir até 100% da força para uma das quatro rodas dependendo da situação.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|