Mirai produz água mais saudável que o leite, diz Toyota
Em testes realizados em laboratórios, água liberada pelo carro a hidrogênio Mirai apresentou menos impurezas orgânicas que o leite
Uma das vantagens dos automóveis movidos a célula de combustível é a zero emissão de poluentes comparados aos veículos convencionais movidos a combustão. O recém-lançado carro a hidrogênio Toyota Mirai, por exemplo, libera apenas água em seu escapamento. Segundo o projetista do gerador de energia do modelo, Seiji Mizuno, durante uma entrevista ao site Automotive News, a água gerada pelo modelo é mais segura para beber que o leite.
A Toyota submeteu o Mirai a diversos testes em laboratórios especiais. E o resultado foi que a água produzida pelo modelo conta com “muito menos impurezas orgânicas” que o leite de consumo, segundo o executivo. Entretanto, para os que pensavam que seria possível beber a água do veículo ao bater aquela sede intensa, a montadora já adiantou que o consumo do líquido não é recomendado.
Ainda de acordo com Mizuno, os resultados foram obtidos devido às boas condições do ar nos laboratórios, já que a água produzida pelo Toyota Mirai é resultado da união do oxigênio do ar ambiente com o hidrogênio do tanque de combustível. Logo, dependendo do lugar que o veículo estiver percorrendo, a água pode apresentar organismos maléficos à saúde.
A respeito do gosto, a Toyota informa que ninguém experimentou a água, mas é de se imaginar um sabor mais ácido que a água convencional, já que seu pH fica entre 5 e 6.