Mulheres que fizeram história no mundo automotivo

Conheça algumas figuras femininas relevantes cujas vidas se mesclam à história dos carros
Bertha Benz

Bertha Benz | Imagem: Divulgação

Neste Dia Internacional da Mulher, o AUTOO preparou uma pequena homenagem envolvendo algumas figuras ilustres cujas vidas têm uma influência significativa na história da evolução dos automóveis ao longo dos anos.

Talvez uma das mais famosas delas foi Bertha Benz, que, em 1888 aos 39 anos, tornou-se a primeira pessoa a realizar uma viagem de longa distância a bordo de um automóvel. Em uma nobre tentativa de encorajar o marido Karl Benz a continuar seus trabalhos envolvendo a criação do automóvel, Bertha em companhia de seus filhos Eugen e Richard percorreu cerca de 104 km entre as cidades de Mannheim e Pforzheim, retornando pelo mesmo caminho cerca de três dias depois. A façanha mereceu destaque nos livros de história e o percurso realizado por Bertha Benz virou um roteiro turístico na Alemanha, a chamada Bertha Benz Memorial Route.

Graças à iniciativa de Bertha, que realizou o trajeto de ida e volta a bordo do Benz Patent-Motorwagen Nr. 3, o automóvel inventado por seu marido Karl 1886 ganhou uma projeção mundial, tornando-se dessa forma algo bem melhor divulgado, e despertando nas pessoas uma grande curiosidade graças à capacidade da nova máquina de facilitar as viagens.

Já em 1898, a Duquesa dUzès foi a primeira mulher a receber uma carteira de habilitação para a condução de automóveis. Mostrando um forte vínculo da França com os automóveis, a nobre Camille du Gast e a Baronesa Hélène van Zuylen, ambas conterrâneas da Duquesa dUzès, foram as primeiras mulheres a pilotar um veículo de competição correndo juntas em 1901 na competição Paris-Berlim. Vale destacar que, em 1898, a Baronesa van Zuylen foi a primeira mulher a brilhar nas pistas, completando a prova Paris-Amsterdã-Paris.

Já no campo do desenvolvimento do automóvel, entrou para a história Helene Rother que, em 1943, passou a fazer parte da equipe da General Motors e foi considerada a primeira mulher a alcançar o posto de designer de automóveis, abrindo espaço para muitas profissionais na indústria.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!