Nacional ou importado: qual é a melhor opção?

AUTOO avaliou prós e contras de concorrentes em quatro diferentes segmentos

Veja vantagens dos carros nacionais e importados | Imagem: Divulgação

Até o início da década de 1990, eram poucas as opções de marcas e até mesmo de modelos de automóveis no País. Contávamos apenas com as veteranas Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat. No final de 1990, começaram as chegar os primeiros carros importados, que logo se tornaram objetos de desejo.
Atualmente, os importados estão presentes já nos segmentos de entrada. Hoje existem 28 marcas filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e cerca de 140 modelos importados à venda no País.

Mas, você já se perguntou se vale a pena comprar um modelo importado, principalmente em um segmento em que há vários representantes das fabricantes locais? Naturalmente, sempre é bom levar em conta a rede de concessionários e a possível dificuldade de encontrar peças em caso de necessidade de troca. Mas é fato que alguns importados chegam mais recheados que os nacionais.

O AUTOO confronta alguns veículos em quatro segmentos diferentes, analisando itens como preço, equipamentos, valor da revisão até 10.000 quilômetros, espaço interno e valor de seguro - esse cotado apenas contra roubo e furto, sem perfil do condutor incluído, pelo site www.seguroautofacil.com.br. Confira:

Hatchbacks 1.0

Fiat Uno Vivace 1.0 x Nissan March 1.0

O mexicano recém-chegado Nissan March dá um banho no Fiat Uno no que diz respeito aos equipamentos de série. Enquanto o novato vem de fábrica com airbag duplo, conta-giros e computador de bordo, o mineiro vem literalmente “pelado”. Para equipá-lo com airbags para motorista e passageiro, o comprador precisa desembolsar R$ 1.529 pelo kit HSD, que inclui freios ABS.

Além de ser cerca de R$ 1.000 mais barato, o Nissan também tem custo mais baixo de revisão e de seguro e leva vantagem no período de garantia, de 3 anos, enquanto o do Fiat é de apenas 1 ano. Com distância entre os eixos 7 centímetros maior, o March proporciona mais espaço para quem vai no banco traseiro. O Uno, por sua vez, leva ligeira vantagem no espaço do porta-malas, que carrega 15 litros a mais de bagagem. A desvalorização ao tirar o carro da revenda é bem parecida entre ambos.

Modelo Fiat Uno Vivace 1.0 Evo 4 portas Nissan March 1.0
Preço: R$ 25.930 R$ 24.990
Garantia: 1 ano 3 anos
Valor das revisões: R$ 172 (até 15.000 km) R$ 149 (até 10.000 km)
Seguro: R$ 1.138,80 R$ 898,80
Porta-malas: 280 litros 265 litros
Largura: 1,64 metro 1,66 metro
Distância entre os eixos: 2,38 metros 2,45 metros
Desvalorização: 7,6% 7,5%

Sedãs compactos

Chevrolet Cobalt LS x JAC J3 Turin

Custando R$ 769 a mais que o concorrente chinês, o Cobalt leva 73 litros a mais no bagageiro é 22 centímetros maior na distância entre os eixos, o que garante muito mais espaço para as pernas dos que vão atrás– diferenciais importantes para esse segmento.  Enquanto o chinês oferece três anos a mais de garantia, o valor do seguro e das revisões até 10.000 km são mais em conta no Cobalt. Ambos têm sob o capô motor de 1,4 litro e vêm de fábrica com direção hidiráulica, ar-condicionado (eletrônico no J3 Turin), rodas aro 15” (de liga leve no JAC), e travas elétricas. Mas o JAC vem mais recheado, oferecendo ainda airbag duplo, freios ABS com EBD, faróis de neblina, vidros e retrovisores elétricos, além de rádio com MP3 e sensor de estacionamento.  A desvalorização de ambos é a mesma.

Modelo Chevrolet Cobalt LS JAC J3 Turin
Preço: R$ 37.759 R$ 36.990
Garantia: 3 anos 6 anos
Valor das revisões: R$ 160 (até 10.000 km) R$ 264 (até 10.000 km)
Seguro: R$ 1.018,80 R$ 1.138,80
Porta-malas: 563 litros 490 litros
Largura: 1,73 metro 1,65 metro
Distância entre os eixos: 2,62 metros 2,40 metros
Desvalorização: 9,7% 9,7%

Sedãs médios

Honda Civic LXS MT x VW Jetta Comfortline manual

Entre os sedãs médios Honda Civic e VW Jetta há equilíbrio. Considerando as versões de entrada equipadas com câmbio manual, o Civic é cerca de R$ 1.800 mais caro e é dotado de motor 1.8 16V que entrega até 140 cv com etanol. O mexicano Jetta, por sua vez, embora tenha motor 2.0 8V, é menos potente, gerando até 120 cv com o mesmo combustível. O Civic tem apenas 2 centímetros a mais de entre-eixos, enquanto seu porta-malas é consideráveis 61 litros menor. Ambos oferecem três anos de garantia e têm o mesmo valor de seguro, mas a desvalorização do Honda é bem maior que a do Volkswagen: 12% ante 8,3%. Por outro lado, a revisão do Honda custa menos da metade que a do rival. A escolha aqui talvez seja mais uma questão de gosto.

Modelo Honda Civic LXS MT Volkswagen Jetta Confortline manual
Preço: R$ 62.990 R$ 61.172,34
Garantia: 3 anos 3 anos
Valor das revisões: R$ 139,37 (até 10.000 km) R$ 296,50 (até 10.000 km)
Seguro: R$ 1.258,80 R$ 1.258,80
Porta-malas: 449 litros 510 litros
Largura: 1,75 metro 1,78 metro
Distância entre os eixos: 2,67 metros 2,65 metros
Desvalorização: 12% 8,3%

Hatches médios

Ford Focus GLX 2.0 manual x Hyundai i30 manual

Os dois modelos lideram as vendas entre os hatches médios. O sul-coreano Hyundai i30 é o primeiro colocado e teve 8.271 unidades emplacadas de janeiro a maio, enquanto o Focus, em segundo lugar, teve 7.497 emplacamentos. Ambos são equipados com motor 2.0 – 148 cv no Focus e 145 cv no i30 -, têm porta-malas e distância entre os eixos com dimensões próximas, mas o Ford é mais largo. O valor do seguro de ambos também não difere muito, mas a garantia do Hyundai, por sua vez, é mais extensa e o valor da revisão, mais em conta. Entre os equipamentos, os dois oferecem ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de liga leve – de 16 polegadas no Focus e 17” no Hyundai -, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e faróis de neblina. A direção é elétrica no Hyundai e eletro-hidráulica no Ford. O Focus tem ainda partida sem chave, por meio de botão no painel. Páreo duro... 

Modelo Ford Focus GLX 2.0 manual Hyundai i30 manual
Preço: R$ 55.110 R$ 52.000
Garantia: 3 anos 5 anos
Valor das revisões: R$ 240 R$ 181,47
Seguro: R$ 1.138.80 R$ 1.258,80
Porta-malas: 328 litros 340 litros
Largura 1,84 m 1,77 m
Entre eixos 2,64 m 2,65 m
Desvalorização: 11,1% 7,8%

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise