Thomas Franklin é o nome do primeiro proprietário de um Nissan Leaf no mundo. O modelo totalmente elétrico foi entregue nesta semana ao cliente, um advogado com especialização em energia limpa, que vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.Para marcar a ocasião, a fabricante também doou U$25.000 (cerca de R$ 42.800) ao World Wildlife Fund (Fundo Mundial de Proteção aos Animais Selvagens).

Produzido no Japão desde outubro deste ano, o Leaf possui motor elétrico com 109 cv e 28,5 kgfm de torque. Segundo a marca, o conjunto de baterias de íon lítio do carro proporciona uma autonomia de até 160 km a uma velocidade máxima de 140 km/h. A recarga da energia é feita por meio da conexão com a rede elétrica convencional e pelo sistema de freios regenerativos.

Com o Leaf já nas ruas (mais unidades serão entregues ainda nesta semana), a Nissan saí na frente da GM, que ainda não lançou o Volt, apesar de já ter iniciado sua produção nos EUA. O modelo também pode vir para o Brasil em 2011 para servir de carro de serviço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|