Novo Mini Cooper agora tem 4 portas

Versão com carroceria alongada pode levar cinco passageiros e até 941 litros no bagageiro

MINI Cooper quatro portas | Imagem: MINI

Se o Mini Cooper continuar crescendo em breve não poderá mais usar esse nome... A marca britânica apresentou na última semana uma nova versão da terceira geração de seu “carrinho”, que agora conta com opção de carroceria quatro portas. Comparado ao Cooper tradicional, a nova série tem 16,1 centímetros extras de comprimento, chegando a 3,98 metros, e mais 7,2 cm na distância entre-eixos, totalizando 2,57 m, o que permitiu acrescentar mais duas portas ao corpo do compacto.

No inédito Cooper 4P é possível acomodar cinco ocupantes e o porta-malas ampliado comporta 278 litros (67 l a mais que o Cooper 2P) ou até 941 l com a fileira traseira de bancos rebatida, uma capacidade e tanto para um Mini.

Lançamento: Novo Mini Cooper é divertido (e sofisticado) como nunca

O novo modelo, que recentemente foi lançado no Brasil na versão convencional, possui as mesmas opções de motorização do Cooper, no caso os blocos movidos a gasolina 1.5 Turbo três cilindros de 136 cv e 2.0 Turbo de 192 cv, além das motorizações turbodiesel 1.5 de 116 cv e 2.0 de 170 cv – esses dois motores não são oferecidos no Brasil. Em todos as versões, o carro pode ter câmbio manual ou automático sequencial, ambos com 6 marchas.

A versão mais rápida, a S com motor 2.0 Turbo, acelera do 0 até 100 km/h em 6,8 segundos (com câmbio automático) e pode atingir até 232 km/h, segundos dados da fabricante. Já o modelo de entrada com propulsor 1.5 cumpre a mesma prova de aceleração em 8,1 s e alcança até 207 km/h.

A divisão brasileira da Mini ainda não confirma se o Cooper 4P será oferecido no mercado brasileiro. Caso seja confirmado, o lançamento, portanto, deve acontecer apenas em 2015, já que o carro será lançado na Europa somente no segundo semestre. Na Inglaterra, o preço do modelo vai começar em £ 15.900, cerca de R$ 59.420 (sem contar impostos e taxas brasileiras).