Novo popular da GM no Brasil não chega antes de 2016

Segundo montadora, filial brasileira está projetando modelo que custará menos de R$ 30 mil, mas mercado estagnado atrasará lançamento

Celta: sem sucessor à vista nos próximos dois anos | Imagem: Divulgação

O autêntico sucessor do Celta deve demorar a chegar ao mercado. É o que deu a entender a cúpula da General Motors nesta semana, em entrevista concedida aos grandes jornais do País. Segundo Dan Ammann, novo presidente mundial da montadora, o segmento de hatches populares interessa a empresa, mas a provável estagnação das vendas deve empurrar o lançamento do modelo para 2016.

Para Jaime Ardila, presidente da GM para América do Sul, o novo veículo deveria custar menos de R$ 30 mil, conforme disse ao jornal O Estado de São Paulo. O projeto está sendo desenvolvido pela engenharia brasileira da empresa, mas o local de produção ainda não está definido. A GM havia divulgado que a unidade de São José dos Campos (SP) era uma das candidatas a receber um novo produto global e que a decisão seria anunciada no final de 2013, o que não ocorreu.

Briga com o sindicato

Agora, com o mercado sem perspectivas de crescimento, a fabricante confirma que não aumentará sua capacidade produtiva num curto prazo. Nem mesmo a escolha de São José dos Campos é considerada certa, caso o modelo seja feito no Brasil. Com frequentes desentendimentos com o sindicato da região, a GM desistiu de investir na unidade, que está sub-utilizada. Até mesmo uma linha de montagem inédita ao lado da fábrica de motores de Joinville, em Santa Catarina, não pode ser descartada.

Enquanto isso, o velho Celta – e também o sedã Classic – segue em linha com vendas em declínio desde a chegada do Onix que, mesmo maior e mais caro, tem agradado a clientela da Chevrolet.