O esportivo de Emerson Fittipaldi

Brasileiro bicampeão da Fórmula 1 e vitorioso também na Indy tira do papel um sonho antigo dos brasileiros
Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo | Imagem: Divulgação

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo. Esse é o nome de um projeto bem interessante e que, pelo menos em parte, significa a realização de um sonho de muitos brasileiros ao saber que ele pelo menos tem o nosso “toque”. O motivo é que o superesportivo revelado no Salão de Genebra conta com a participação de Emerson Fittipaldi no projeto.

A novidade promete entregar um ótimo resultado tanto do ponto de vista de propulsão como dinâmico, já que conta com integrantes de peso no desenvolvimento do produto.

O design ficou a cargo da famosa Pininfarina, que criou as formas da carroceria e de toda a estrutura do modelo, que utiliza somente fibra de carbono na construção. O visual se destaca pela presença de generosas entradas de ar ao longo da estrutura do carro, bem como uma generosa asa traseira, elementos que invocam a esportividade do EF7.

A escolha da fibra de carbono não se deu ao acaso, uma vez que além de contribuir para a redução no peso e melhorar o desempenho, o material também confere ao modelo uma alta resistência em caso de colisão já que EF7 atende os padrões de segurança da FIA para o uso em competições.

Todo a parte técnica do projeto foi realizada pela HWA, empresa que conta com vários especialistas que contam no currículo com passagens pela Mercedes-AMG e trabalharam na preparação de carros para o DTM, o campeonato de carros turismo alemão.

Para movimentar o EF7, o pessoal da HWA escolheu um propulsor 4.8 V8 sem qualquer tipo de sobrealimentação ou eletrificação. Com a possibilidade de atingir altos regimes de rotação, na casa de 9.000 rpm, o V8 ajustado para o EF7 consegue entregar 608 cv e 42,8 kgfm de torque. A receita mais purista do EF7 é encontrada também na tração traseira. O câmbio é um sequencial de 6 marchas.

O conjunto de suspensão é do tipo wishbone e até mesmo o conjunto de freios utiliza discos ventilados de aço para o baixo custo de manutenção, uma vez que o uso em pista requer a troca constante do equipamento. O modelo talvez ganhe uma versão para as ruas no futuro.

Ainda não foi revelado o preço do Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo, porém seu comprador terá direito a algumas aulas com o campeão brasileiro. A empresa também promete organizar alguns track days em alguns dos circuitos mais famosos do mundo.

Mas se você quiser dar uma voltinha no EF7, uma saída pode ser o mundo virtual. O superesportivo será um dos destaques na próxima edição do Gran Turismo Sport para o PlayStation 4.