Papa escolhe Idea para passear no RJ

Pontífice deixa Mercedes na garagem e opta por Fiat sem blindagem para desfilar no Brasil

Papa passeia de Fiat Idea no Brasil | Imagem: Divulgação

O Papa Francisco oferece ao Brasil durante esta semana sua ilustríssima e abençoada presença. De agenda cheia, o pontífice terá recepções oficiais com autoridades políticas, participará da jornada mundial da juventude, rezará missas, passeará por cidades de carro e beijará crianças, entre outros afazeres.
 
Para cumprir todos os seus compromissos, o chefe de Estado do Vaticano contará com uma pequena frota de veículos. Trazidos da Alemanha por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), os famosos papamóveis não perderam o estilo (são dois jipões Mercedes Classe G adaptados).

Mas não foi no Mercedes classe G abençoado que o 266º papa da igreja católica iniciou sua peregrinação em solo tupiniquim. O jesuíta optou por um Fiat Idea para desfilar com classe e distribuir gracejos em meio à multidão. E, para a loucura dos seus seguranças, o Idea escolhido não foi blindado ou passou por qualquer outra alteração para levar a santa presença do Papa.

Veja mais: Bento XVI recebe novo papamóvel

Prestes a se aposentar, o carrinho da Fiat acolheu com graça o pontífice. O carro, que já não é mais fabricado na Europa desde 2012, voltou aos holofotes mais uma vez com a presença do Papa.

O Fiat Idea passou pelo seu último facelift em junho deste ano, prolongando sua vida um pouco mais. O carro é reconhecido pela sua praticidade e o pontífice pode, por exemplo, utilizar a mesinha de apoio fixada na parte de trás do banco dianteiro para fazer uma consulta rápida em sua bíblia.

A motorização do Idea escolhido para o Papa argentino é o 1.4 com câmbio manual. O Papa Fransicos ainda optou pela versão de entrada do carro, a Essence.

O Fiat Idea é vendido no país por preços que variam entre R$ 43.290 a R$ 52.400. O carro deve continuar a ser fabricado por aqui até 2015 e depois será substituído provavelmente pelo Fiat 500L.