Como todo salão dos últimos tempos, Paris transbordará de propostas amigáveis com o meio-ambiente. Mas duas marcas apresentarão modelos elétricos bem próximos da realidade.

A primeira é a Mercedes, que lançará na mostra francesa o Classe A E-Cell. Limitada a 500 unidades, a minivan elétrica será destinada a determinados clientes da marca, espalhados por toda a Europa. Sua propulsão vem de um motor instalado na dianteira, que gera 95 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, o Classe A E-Cell chega aos 150 km/h e acelera até os 100 km/h em 5,5 segundos. As baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas via rede elétrica convencional, são instaladas debaixo do assoalho. No interior, destaque para o indicador de funcionamento do propulsor elétrico no painel.

Outra marca que deu importante passo rumo à mobilidade elétrica foi a Saab, que estreia no segmento com o E-Power, adaptado da versão perua do 9-3. De acordo com a fabricante sueca, roda até 198 km com as baterias totalmente cheias. Com 184 cv, o motor elétrico leva o E-Power aos 100 km/h em 8,5 segundos, atingindo a máxima de 148 km/h.

A Saab garante que o conjunto de baterias dura até 10 anos, e leva apenas seis horas para carregá-las. Ainda um protótipo, o E-Power terá outras 70 unidades construídas, que a Saab testará com seus clientes nos próximos dois anos.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Rodrigo Mora

|