Não é uma certeza, mas há um belo indício de que a Peugeot possa diferenciar o nome do seus hatches e sedãs daqui para frente. A marca francesa apresentou nesta segunda-feira na China o 408, um sedã notchback baseado no 308 hatch.

O modelo será fabricado este ano na Argentina e chega ao Brasil entre novembro e dezembro, mas aqui, dizem, ele é chamado provisoriamente de 308 Sedan. Independente da designação, o fato é que a Peugeot resolveu dedicar a atenção devida à versão sedã do seu carro de médio porte – o 307 Sedan, por exemplo, foi uma adaptação simplória do hatch e fracassou nas vendas.

Já o 408 ganhou entreeixos maior, requisito básico de um carro de três volumes, teve a traseira desenhada de maneira mais harmoniosa com o resto da carroceria e ganhou um porta-malas respeitável, de 480 litros.

A receita, aliás, lembra a do C4 Pallas, não por coincidência, um modelo também surgido na China. O entreeixos é o mesmo, de 2,71 m, e os equipamentos também. O 408 oferecerá sensores de estacionamento na frente e atrás, ar-condicionado de dupla zona e uma infinidade de auxílios de direção como ABS, EBD, ESP e muitos airbags.

Motores conhecidos

A motorização, no entanto, é velha conhecida dos brasileiros. Os mesmos 1.6 e 2.0 existentes aqui, mas movidos apenas a gasolina. O câmbio automático também permanece o comprado da Porsche e de desempenho sempre criticado, embora a Peugeot garanta se tratar de uma evolução do dispositivo.

O fato é que a Peugeot, enfim, terá um produto à altura dos rivais, sobretudo japoneses, e a chance de brigar por um lugar ao sol no mais concorrido dos segmentos. Beleza não falta ao carro, sem dúvida, ao contrário do seu antecessor.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/