Peugeot mostra seus esportivos em Frankfurt
Roadster conceitual Fractal é o destaque da montadora francesa no evento
O estande de 2,9 mil metros quadrados da Peugeot no Salão de Frankfurt traz como estrela o conceito Fractal. A novidade é uma evolução do protótipo SR1, apresentado pela montadora francesa há cerca de cinco anos, e se destaca pelo visual esportivo, com carroceria roadster com teto retrátil e interior com configuração 2+2 (dois adultos e duas crianças).
O novo Peugeot Fractal Concept traz traços que lembram o Vision Gran Turismo, projetado para a sexta versão do jogo para PlayStation. A dianteira apresenta faróis afilados em LED, grade com acabamento em preto e para-choque com recortes modernos, formando um conjunto mais agressivo, enquanto as laterais oferecem pintura em dois tons. Já a traseira volumosa traz lanternas espichadas para as laterais.
No interior, porém, é onde o conceito se sobressai. O i-Cockpit, oferecida desde 2012 no hatch compacto 208, também está presente no novo modelo, mas em uma nova expressão, na qual a ênfase dada ao som proporciona uma condução mais instintiva. O motorista e os passageiros são “mergulhados numa atmosfera única”, graças a um sistema acústico 9.1.2 que associa um conjunto de alta fidelidade 9.1 a alto-falantes de sons graves integrados ao encosto de cada banco, permitindo a espacialização e a dinamização do som - projeto de um funcionário brasileiro, vale dizer.
Há ainda uma série de outras tecnologias, como o sistema head-up display, dupla interface sensível ao tato para gerenciar as funções e os ambientes acústicos e abertura das portas comandada à distância por meio do relógio de pulso Gear S, da Samsung. Além disso, o Fractal Concept tem 80% das peças de superfície feitas em impressoras 3D.
O motor que equipa o Peugeot Fractal Concept é totalmente elétrico, com 204 cavalos de potência. O modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e apresenta autonomia de 450 quilômetros.
A Peugeot mostra ainda o novo 308 GTi by Peugeot Sport, versão esportiva com motor turbo de 270 cv do hatch, o 308 R HYbrid, hatch híbrido com desempenho de esportivo (capaz de alcançar os 100 km/h em 4 segundos), e o 308 Racing Cup, modelo de competição da linha.
Peugeot 308 renovado chega em outubro
A marca terá novidades para o Brasil no mês que vem. O 308 argentino reestilizado chegará ao mercado no final de outubro, segundo apurou o AUTOO. Já a versão sedã, o 408, será lançada um pouco depois. Sobre o 308 francês, de nova geração, o câmbio desfavorável teria feito a montadora protelar seu lançamento, mas há quem diga que o carro chegará junto com seu irmão sul-americano.