Polo e Argo puxam vendas da Volks e Fiat em janeiro

Novos hatches compactos lideraram entre os automóveis de cada marca. Onix segue distante na ponta
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

As vendas de veículos de janeiro se encerraram nesta quarta-feira (31), com um carro mais líder do que nunca. O Onix continua imbatível com 16.058 unidades vendidas. Já os outros...

...Ka e HB20 começaram o ano disputando o 2º lugar, algo que já se desenhava no final do ano passado, mas que desta vez acabou com vantagem do Ford. Mas a maior novidade de 2018 é mesmo o desempenho de dois novatos, o Argo e o Polo. Os dois hatches lançados em 2017 agora já estão puxando as vendas de Fiat e Volkswagen.

No caso do Argo, ele fechou janeiro como o automóvel mais vendido da Fiat, atrás apenas da "comercial leve" picape Strada, o que não deixa de ser significativo. O hatch acumulou 4.972 unidades emplacadas, num honroso 8º lugar no mercado como um todo. É para comemorar já que a montadora italiana andava meio sumida da parte de cima da tabela.

Já o Polo teve um início de ano realmente promissor. Lançado em novembro do ano passado, o novo hatch compacto da VW terminou janeiro na 4ª colocação. Está atrás apenas dos três líderes (Onix, Ka e HB20), que já estão estabelecidos no mercado e com produção azeitada. O Polo emplacou 6.632 exemplares, volume bem superior a dezembro (4.898).

Com isso, ele passa a ser o Volkswagen mais vendido do Brasil, desbancando nada menos que o Gol (5.893 carros até ontem). Parece que a marca alemã acertou na mão mesmo.

Líderes como sempre

Em outras categorias, 2018 começou do jeito que 2017 terminou. O sedã Prisma, por exemplo, vendeu mais que o dobro do segundo colocado, o HB20S. Mas é bom a Chevrolet aproveitar a calmaria, afinal os novos Virtus e o Cronos passam a competir com ele em fevereiro.

Entre os SUVs, o Compass está entre os 10 carros mais vendidos do país. Ou seja, ainda vende mais que os jipinhos compactos, que seguem liderados pelo Honda HR-V. Aqui a novidade é o bom começo do Kicks, da Nissan, à frente do Creta. Renegade, Tracker e EcoSport vem mais atrás, na casa das 2,3 mil a 2,5 mil unidades.

Na seara dos subcompactos, o Mobi sobra com 4.679 unidades emplacadas enquanto o up! mal passou de 2 mil carros. E o Kwid? Parece que o Renault era fogo de palha mesmo: somente 2.729 unidades emplacadas.

Pois é, o ano está só começando...

Veja os números de emplacamentos de 2018 em nosso ranking especial.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!