A Porsche é mais uma marca que anunciou suas novidades para o Salão de Genebra, uma das maiores mostras automobilísticas do mundo, marcada para o início de março, na Suíça. Dois modelos são as apostas da companhia alemã para o evento: o 911 GT3 e o Cayenne Diesel.

Ambos serão mostrados ao público pela primeira vez e têm como objetivo simbolizar os pontos fortes característicos da companhia, com rendimento dinâmico e econômica de combustível.

911 GT3

Falaremos, primeiro, do novo 911 GT3, que ficou mais potente, rápido, robusto e dinâmico que seu antecessor, com mudanças principalmente em suas duas características centrais: desempenho e dinâmica de condução. A potência máxima do motor de 6 cilindros boxer chega agora a 345 cv, ou 20 cv a mais que no modelo anterior. A velocidade máxima passa a ser de 312 km/h e o carro vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

As mudanças visuais também influenciam bastante na carga aerodinâmica do carro, que passa a ter um arrasto duas vezes maior que em seu antecessor. Pela primeira vez, ele será equipado com uma variante esportiva do PSM (Porsche Stability Management, gerenciamento de estabilidade Porsche), que pode ser ativada ou desativada pelo motorista.

Cayenne Diesel

A segunda novidade é a combinação do famoso utilitário da companhia com um motor de alto torque e muito mais econômico que o “original”. Assim, oferece vantagens principalmente em longas distâncias e quando o carro puxa um reboque. A nova versão possui o mesmo aspecto exterior do Cayenne V6 a gasolina e também possui o nome “Cayenne” na tampa traseira.

Com 3.0 litros, o motor V6 alcança potência máxima de 240 cv, permitindo uma velocidade máxima de 214 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e torque máximo de 56 kgfm a apenas 2 000 rpm. A transmissão Tiptronic S vem de série.

O maior destaque do novo motor é a economia de combustível. O consumo médio é de 10,7 km/l. Com isso, a autonomia pode chegar a 1 000 km, já que o tanque comporta 100 litros de diesel.

 O Porsche 911 GT3 chegará ao Brasil no segundo semestre de 2009. O Cayenne Diesel ainda não tem data prevista para chegar ao país.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Redação

|