Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Ranking de vendas 2022: veja os veículos campeões por categoria

Ano terminou com muitos líderes consagrados, mas também algumas surpresas entre os modelos mais vendidos no Brasil

O ano de 2022 não vai deixar saudades no mercado automobilístico. Apesar de o Brasil ter voltado aos poucos à normalidade, os reflexos da pandemia na produção de veículos continuam a ser sentidos, afetando produção e vendas.

Por conta disso, o ranking de emplacamentos do ano passado acabou influenciado por quem conseguiu driblar restrições surgidas com a falta de componentes. Com isso, alguns modelos se destacaram não apenas pelo desempenho comercial, mas também pelos percalços de seus rivais.

A seguir, AUTOO mostra os veículos líderes em venda por categoria em 2022:

Aventureiro compacto – Fiat Pulse – 50.522 unidades

O Pulse confirmou a expectativa e assumiu a liderança entre os crossovers, ou como preferimos chamar, aventureiros compactos. O modelo da Fiat, no entanto, aproveitou os problemas da Volkswagen com a produção do Nivus, para abrir vantagem durante o ano. No último trimestre, porém, o VW voltou a vender mais – 13,4 mil carros contra 12,5 unidades do Pulse.

Hatch compacto – Hyundai HB20 – 96.199 unidades

O HB20 liderou com boa margem o segmento de hatches compactos e, por conseguinte, o de veículos de passeio. Mas vale notar que a Hyundai mudou sua estratégia comercial, investindo na venda direta ao consumidor, um recurso usado à exaustão pelo grupo Stellantis. Para se ter uma ideia, o HB20 teve alta de 270% nas vendas para pessoas jurídicas enquanto no varejo houve queda de 47% nos emplacamentos. O Onix, vice-líder, fez o contrário: dois terços das vendas foram para clientes pessoa física.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Picape compacta – Fiat Strada – 112.464 unidades

Único veículo leve a romper a barreira dos seis dígitos em vendas, a Strada sobra entre as picapes compactas, basicamente por conta do amplo portfólio, mas também da falta de concorrentes. A atual Saveiro não tem força para tanto e a Chevrolet deve colocar a nova Montana num patamar um pouco acima da Fiat.

Picape compacta-média – Fiat Toro – 49.573 unidades

A Toro manteve o favoritismo em uma categoria que ainda carece de bons concorrentes – a Oroch não tem força e a Maverick vem para o país em pequenos lotes. Mas nem tudo são flores para a Fiat. Em 2022, a picape teve seu pior nível de emplacamento desde a estreia em 2016.

Hyundai HB20 2023
Hyundai HB20 2023
Imagem: Divulgação

Picape média – Toyota Hilux – 48.565 unidades

Se a Toro foi mal, a Hilux teve seu melhor ano da sua história no Brasil. A picape média da Toyota quase chegou a 50 mil emplacamentos, volume 80% superior ao da sua rival mais próxima, a S10. Novamente, trata-se de um segmento em que falta concorrência competitiva.

Sedã compacto – Chevrolet Onix Plus – 75.245 unidades

O Onix Plus sobrou tanto no segmento de varejo quanto no de vendas diretas. O sedã compacto da Chevrolet teve um crescimento de 38% nos emplacamentos em relação a 2021. Apenas o Fiat Cronos cresceu mais, porém, basicamente por conta do atacado. A Hyundai até usou a mesma tática no HB20S, mas o modelo estagnou no ano passado, possivelmente enquanto a linha 2023 demorava a chegar às lojas.

Sedã médio – Toyota Corolla – 42.852 unidades

Com o adeus do Civic nacional, o Corolla perdeu o único concorrente que um dia o desafiou. Restou o Chevrolet Cruze, que vendeu apenas um quinto do Toyota. É um segmento que só não desapareceu como as peruas porque o sedã japonês segue muito popular, a despeito da chegada do irmão SUV.

Fiat Strada 2023
Fiat Strada 2023
Imagem: Divulgação

SUV compacto – Chevrolet Tracker – 70.813 unidades

O Tracker saltou da 4ª posição em 2021 para a liderança entre os utilitários esportivos compactos. Ele desbancou o Volkswagen T-Cross (vice-líder), o Hyundai Creta e o Jeep Renegade, que havia sido o 1º no ano retrasado. A GM se esforçou para obter essa meta ao conseguir produzir num bom ritmo em São Caetano, mas também contar com a ajuda da filial argentina, que também implantou uma linha de montagem do SUV.

SUV médio – Jeep Compass – 63.467 unidades

O Compass não foi ameaçado no ano passado, mas houve sim um aumento importante na participação de outros veículos entre os SUVs médios. O Corolla Cross foi novamente o 2º mais vendido, limitado pela capacidade de produção da Toyota.

O irmão maior Commander também ajudou a tirar um pouco das vendas do Compass enquanto Taos, Fastback e Tiggo 8 marcaram território nessa categoria com tantos atores.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%