Sedã de vocação inesperada

Peugeot 207 Passion mostra mais virtudes que defeitos como modelo de três volumes

Peugeot 207 Passion | Imagem: Fast Driver

Com certeza, dá para afirmar que nunca deve ter passado pelas cabeças pensantes da Peugeot transformar o 206 em sedã na época do seu lançamento, em 1998. Tanto assim que demorou para que essa versão surgisse – em 2006 no Irã, em parceria com a montadora local Iran Khodro.

Daí que não esperava muito do 207 Passion nessa função. O sedã, desenhado no Brasil com o visual dianteiro do 207 europeu, é um carro de linhas um tanto conflitantes. Frente e traseira são volumosas e chamativas, mas a lateral, intacta desde o 206, se apequena ainda mais nessa versão. Mas tudo isso é impressão inicial – com o tempo você se esquece desses detalhes e enxerga um sedã que parece maior do que é.

O 207 Passion começa a virar o jogo por dentro. As mudanças no painel e no acabamento foram acertadas e a sensação é de padrão de um modelo médio. O belo console e o painel de instrumentos reforçam isso, ainda mais que a concorrência nessa faixa de preço não prima por um padrão de construção muito elogiável.

A versão avaliada, XS 1.6 manual, traz largos bancos de tecido de boa qualidade, ar- condicionado digital, faróis de neblina, computador de bordo, trio elétrico, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas e detalhes cromados de caráter esportivo. Inexplicavelmente, os airbags dianteiros estão disponíveis apenas na versão XS com câmbio automático e assim mesmo como opcionais.

Perfeito para a cidade

A Peugeot resolveu mexer também num ponto crítico do 206, a suspensão. Recalibrada para um comportamento mais macio, ela deixou o 207 Passion confortável e mais valente nas ruas esburacadas das cidades. O bom motor 1.6 16V, de 113 cv de potência (álcool) e o câmbio manual bem escalonado completam um conjunto que agrada bastante no uso urbano. É um carro em que você pega o jeito de dirigir rapidamente.

Quem procura hoje um sedã compacto se depara com um dilema: ou compra um modelo espaçoso, mas de acabamento simplório ou opta por um carro com interior mais caprichado, porém, de espaço limitado. Nessa última classe incluem-se Siena, Symbol e o próprio 207 Passion.

Não há milagres se a plataforma nasceu pequena por dentro. Tal qual o 206, o 207 brasileiro carece de espaço interno, sobretudo no banco traseiro. Mas da mesma maneira que seus rivais, ele compensa isso com um porta-malas generoso. Claro, não chega a ser tão grande quanto o do Fiat, por exemplo, mas os 420 litros são bem aproveitados. Curioso é o mecanismo que a Peugeot utilizou para abrir sua tampa. Como nos carros da década de 1970, é preciso pressionar o miolo da chave para soltar a trava.

Nunca é demais lembrar também de alguns defeitos crônicos do Peugeot como os acionadores dos vidros elétricos no meio dos bancos e a trava central, ao lado do freio de mão. Detalhes que a marca preferiu manter, apesar das reclamações constantes.

Não-popular mais vendido

O que chama a atenção no 207 Passion é o fato de ele ser o sedã compacto não-popular mais vendido do país – desconsiderando-se o City, da Honda, que está entre os pequenos e os médios. A aceitação do modelo tem surpreendido e hoje o Peugeot emplaca cerca de 2 mil unidades por mês, superando de longe o Renault Symbol que, como ele, nasceu de um projeto anterior com melhorias na qualidade.

No ranking geral, o sedã é o 7º mais vendido, embora seja relativamente mais caro que o Renault, mas mais barato que o Polo Sedan. É um número respeitável se pensarmos que por mais R$ 6 mil é possível comprar um 307 Sedan, por exemplo. Se este nunca mostrou muito jeito para sedã, o Passion revelou uma vocação inesperada para esse segmento.

 

Ficha técnica

Peugeot 207 Passion 2010 XS 1.6 16V flex manual 4p
Preço R$ NaN (08/2019)
Categoria Sedã compacto
Motor 4 cilindros, 1587 cm³
Potência 110 cv a 5600 rpm (gasolina)
Torque 14,5 kgfm a 4000 rpm
Dimensões Comprimento 4,235 m, largura 1,669 m, altura 1,447 m, entreeixos 2,443 m
Peso em ordem de marcha 1134 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 420 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

Citroën C3 Aircross chega com proposta racional

SUV produzido no Brasil tem bom conjunto mecânico e espaço interno mas deixa a desejar no acabamento. Veja avaliação
Aviação
Vídeo inédito! Como a Embraer converteu seu primeiro jato em cargueiro

Vídeo inédito! Como a Embraer converteu seu primeiro jato em cargueiro

Aeronave pode levar até 10,7 toneladas de carga e será usada para entregas de encomendas de comércio eletrônico
Motos
Moto Honda considerada relíquia está à venda por quase R$ 300 mil no Brasil

Moto Honda considerada relíquia está à venda por quase R$ 300 mil no Brasil

Unidade rara da CBX 1050 fabricada em 1979 tem só 38 mil km

Tudo sobre o Peugeot 207 Passion

Peugeot 207 Passion