Conforme o AUTOO havia antecipado em janeiro, a Volvo lança no Brasil nesta terça-feira, 1, o novo S60, sedã que é uma das esperanças da marca sueca (agora de propriedade dos chineses da Geely) de recuperar o terreno perdido no país. Em 2010, a empresa caiu de 18º para 26º no ranking de vendas, sendo uma das poucas marcas e perder vendas em relação a 2009.

O modelo chega em versão única, com motor de seis cilindros 3.0 litros com 304 cv e câmbio automático de seis marchas - o preço parte de R$ 169.900.

Frenagem automática

A grande sacada do S60, no entanto, é o sistema Pedestrian Detection, mais uma inovação da Volvo, conhecida pela preocupação com segurança. O dispositivo monitora em tempo integral o movimento de pedestres à frente do veículo e, caso o motorista não tome alguma atitude, freia o modelo automaticamente em velocidades de até 30 km/h.

Apesar disso, em demonstrações recentes para a imprensa o sistema semelhante falhou, causando um imenso embaraço para a empresa. No evento de lançamento no Brasil, a Volvo promoverá testes do Pedestrian Detection para provar que ele, de fato, funciona, para sorte dos trauseuntes.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/