Sorria: tecnologia da Toyota detecta humor de motorista

Ainda em estudos, sistema pode evitar distrações comuns no trânsito

Toyota terá sistema que detecta humor do motorista | Imagem: Divulgação

Se você já fez aulas de autoescola, possivelmente se lembrará de um desenho da Walt Disney cujo personagem principal era o Pateta. Na trama, ele interpretava o Sr. Walker, um pai de família responsável e muito pacato, do tipo que para até para formiga atravessar, isso até ele entrar no carro e se transformar no terrível e irritadiço Sr. Weelings.

É claro que isso é ficção, mas sabemos que existem muitas pessoas que ao assumirem o volante ficam irreconhecíveis. Pensando nelas, a Toyota desenvolveu um sistema capaz de identificar o humor do motorista.

Veja mais: Honda City 2013 muda e perde versão EXL

Segundo a marca, uma pessoa triste ou brava pode ter mais dificuldades de manter a atenção no trânsito do que alguém com um humor “neutro”. Nestas condições, o sistema contaria uma piada para o condutor e... bem, infelizmente não é isso. Ele simplesmente avisaria por meio de um sinal sonoro que o motorista precisa “melhorar a cara” e prestar atenção no trânsito.

O sistema também emitiria sinais sonoros constantes quando a pessoa atrás do volante demonstrasse sinais de sonolências ou distrações.

Tudo isso é possível graças a sensores que identificam 238 pontos no rosto do condutor, capazes de identificar, graças a um vasto banco de dados, o que ele estaria sentindo no momento.

O gerente de tecnologias avançadas da Toyota, Jonas Ambeck, explicou ao site britânico Whatcar.com que as pesquisas devem prosseguir por mais dois ou três anos. “Sendo assim, alguns destes elementos podem começar a ser entregues daqui seis anos”, disse Ambeck. Enquanto você espera a tecnologia, é melhor controlar seus impulsos dentro do carro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!