SsangYong confirma que mudará seu nome

Marca sul-coreana reconhece que imagem está arranhada e que atual nome soa estranho em algumas línguas

SsangYong Rexton | Imagem: Rafael Munhoz

A SsangYong vai mudar, mas não exatamente de lugar ou de dono. A fabricante sul-coreana decidiu que trocará de nome. O atual, de sonoridade ruim em algumas línguas, também carrega uma imagem negativa que a empresa não conseguiu reverter, após quebrar por cinco vezes.

“O novo nome soará mais global”, explicou Yoo II Lee, presidente da SsangYong à revista inglesa Auto Express. A mudança deverá ocorrer até o final do ano, segundo o executivo.

A montadora, que tem como proprietária a indiana Mahindra, quer aproveitar um momento de ruptura em sua linha de produtos para apresentar sua nova marca. Com isso, acredita que poderá facilitar a adoção do novo nome.

Um novo SUV da marca foi mostrado nesta semana no Salão de Genebra e uma versão de produção deve ser apresentada na próxima edição do evento, em 2015. “Pode ser a hora certa para isso”, concluiu Lee.

Marca de SUVs

A SsangYong não conseguiu aproveitar a onda de crescimento das marcas sul-coreanas e amargou seguidos prejuízos nos últimos anos. A montadora se especializou em utilitários esportivos – embora tenha alguns automóveis em sua linha. Um dos diferenciais que a marca sempre pregou em sua publicidade foi o fato de usar motores a diesel da Mercedes-Benz.

Até há pouco tempo, o design de seus carros chegavam a beirar o exotismo, mas os lançamentos mais recentes já adotaram um visual global. No Brasil, a SsangYong tem presença discreta – apenas 1,3 mil veículos foram vendidos em 2013.