Supesportivo dinamarquês pega a estrada

Zenvo ST1, com motor e 1 104 cv, quer disputar o título de carro mais veloz do mundo com o Bugatti Veyron

Zenvo ST1 | Imagem: Zenvo

Quer lançar uma nova marca de automóveis? Construir seu primeiro carro? Então invente um superesportivo. Parece absurdo, mas é mais barato hoje desenvolver um modelo desse tipo do que um carro barato. Veja o caso da indiana Tata, com o Nano. O investimento em tecnologia, produção e estrutura de venda e manutenção é imenso, sem falar no marketing pesado para disputar espaço com grandes nomes consagrados.

Já um superesportivo exige menos dinheiro. A produção é artesanal já que a demanda é restrita e muitos equipamentos podem ser adaptados de modelos existentes. Basta ter um belo projeto em mãos, bons e poucos engenheiros e, claro, um pouco de dinheiro.

É o que explica a existência do ST1, da desconhecida marca dinamarquesa Zenvo. Desde 2004, a empresa trabalha no modelo, com motor de nada menos que 1 104 cv, mais que o propulsor do Bugatti Veyron, o ícone dos superesportivos.

O desempenho, contudo, está um pouco aquém: são 375 km/h de velocidade máxima, limitada é verdade, e 0 a 100 km/h em 3,2 segundos – o Veyron faz isso em menos de 3 segundos.

Mas, apesar do atraso, o ST1, enfim, foi para a estrada e a previsão é que comece a ser entregue este ano. A Zenvo pretende produzir 15 unidades por ano a um preço estimado acima de 300 000 euros.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas