SUVs passam a ser classificados como carros de passeio no Brasil

Reposicionamento dos utilitários esportivos deve gerar aumento no IPVA dos modelos

Chevrolet Tracker Freeride | Imagem: GM

Os SUVs e crossovers, que até então eram posicionados juntamente com as picapes e demais utilitários como comerciais leves, agora vão ser considerados automóveis de passeio no mercado brasileiro. A nova medida foi anunciada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em meados de 2014 e começou a valer em janeiro deste ano.

Durante o ano passado, segundo dados do último balanço da Anfavea, o segmento de automóveis registrou 2,5 milhões de unidades vendidas, o que representa uma queda de 9,4 por cento. Por outro lado, os comerciais leves tiveram alta de 1,6%, com 829 mil exemplares emplacados, sendo aproximadamente 300 mil SUVs e crossovers. Caso esses modelos fossem somados com os automóveis, a retração seria de 8%, enquanto os comerciais leves teriam elevação de 0,4 por cento.

O emprego dos SUVs no segmento de comerciais leve foi realizado em 2003, logo após o lançamento do Ford EcoSport.

Os SUVs e crossovers tiveram crescimento de 4% em 2014. Esse número deve aumentar ainda mais em 2015, já que novos modelos devem ser lançados, como é o caso do Jeep Renegade, Peugeot 2008, Honda HR-V e JAC T5.

Mudança não altera valor dos impostos

Essa recolocação dos SUVs e crossovers no mercado não deve influenciar no bolso dos brasileiros, como pode parecer. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), por exemplo, que hoje tem alíquota de 2,5% sobre o valor venal, poderia subir para 4% no estado de São Paulo, por exemplo. Mas, segundo a Anfavea, isso é uma atribuição dos governos de cada estado que não precisam seguir a classificação da entidade.

Por outro lado, ainda não se sabe se os motores a diesel serão proibidos para esses tipos de veículo. 

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