Suzuki promete seis lançamentos até 2017

Novo plano da Suzuki envolve o crossover Vitara e a nova geração do Swift

Novo Suzuki Vitara | Imagem: Divulgação

Para aumentar suas vendas no mercado mundial, a Suzuki prepara uma ofensiva com uma série de novos modelos. Durante uma entrevista ao site britânico AutoExpress, o chefe de vendas e marketing da fabricante, Dale Wyatt, revelou que a empresa vai lançar seis novos modelos até 2017 para o segmento de automóveis pequenos/populares, compactos e médios.

O pioneiro dessa nova leva de lançamentos será o Celerio, um modelo mais básico que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra deste ano. O hatch foi desenvolvido para ocupar o lugar do Alto no mercado europeu e se destaca pelo motor 1.0 litro de três cilindros, com 68 cavalos de potência.

Ainda em 2015 a Suzuki vai lançar no mercado o novo Vitara para competir no segmento de crossovers compactos. O modelo, exibido no Salão de Paris, mede 4,20 metros de comprimento e é bastante diferente do atual Grand Vitara – que continua sendo vendido com a chegada da novidade –, com linhas mais modernas e sem o estepe na traseira. Nos motores, há dois 1.6, um a diesel e outro a gasolina, ambos com 120 cv, mas com 32,6 kgfm no primeiro e 15,9 kgfm no segundo, com opção de tração integral.

Logo depois, no início de 2016, chegará um hatch, batizado de Balena, que terá uma proposta bastante semelhante a do Swift, mas com medidas maiores e, com isso, mais espaço para os passageiros de trás, além de ser 90 kg mais leve que o modelo atual. O novo Suzuki Balena promete ter como atrativo o conforto. Sua primeira aparição acontecerá no Salão de Genebra, em março.

Ainda em 2016 a Suzuki promete uma versão diferenciada do Celerio. O novo modelo chegará para se posicionar no “segmento de pequenos descolados”, criando uma nova categoria, segundo o próprio executivo da fabricante. O hatch será mostrado em Frankfurt, em setembro.

Já em 2017 será a vez da nova geração do Swift, que deverá ser “menor e mais jovem em seu apelo”. O hatch vai continuar oferecendo a versão Sport, com um 1.6 litro turbo de quatro cilindros a gasolina.

Detalhes sobre o sexto modelo ainda não foram divulgados, mas ao que tudo indica será um sucessor para o Jimny, já que uma próxima geração do Grand Vitara não deve ser lançada.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!