Teste rápido com o Hyundai ix35

Hyundai ix35 tem boas qualidades, mas sente o peso quando o assunto é idade diante de uma turma menor, mas mais atual

Hyundai ix35 2016 | Imagem: iG

Antes de Honda HR-V e Jeep Renegade, outro SUV vivia dias felizes, atrás apenas do Ford EcoSport e Renault Duster. O Hyundai ix35 é maior que os compactos e com uma boa dose de sucesso neste segmento que tanto cresceu este ano.

Hoje, ele ocupa a 5ª posição em vendas entre todos os utilitários esportivos, atrás justamente dos compactos HR-V, Eco, Duster e Renegade. Vende até mais que o Tucson, seu irmão com projeto mais velho – bem mais velho – e mais barato.

Recentemente, passou por mudanças leves para manter atual e atraente, com a identidade visual da marca que está aplicada desde o novo HB20 até o Santa Fé. Está longe de ser a nova geração, lançada no exterior com o nome de Tucson, mas a sessão cosmética fez bem ao Hyundai que, depois da linha HB20, é o mais importante produto no Brasil, e custa a partir de R$ 99.990.

Launch (laranja) Edition

Não tem como não falar desta cor laranja “me ache no shopping nas compras de Natal”. Ela é parte da “Launching Edition”, limitada em 300 unidades e pode ser aplicada nas versões Intermediária (R$ 109.990) e esta aqui, a Top, de salgados R$ 122.990.

O ix35 tem um ponto forte na dirigibilidade. A calibração da suspensão deixa o SUV estável e confortável, mesmo com a altura do solo, peso e a proposta de um utilitário esportivo urbano. As rodas de 18”, com os largos pneus 225/55, tem sua parte neste ponto positivo, junto com a suspensão independente na traseira, algo que alguns dos SUVs compactos não possuem.

Ainda na parte positiva do ix, o conjunto de motor e câmbio conversam bem. O 2.0 flex possui comandos variáveis e 157/167 cv. Pode parecer pouco, mas a conversa com o câmbio automático de seis marchas, com opção de troca sequencial, faz bem para o Hyundai. A pena é que essa dupla gosta de um posto, com consumo na faixa dos 5 km/l com etanol em circuito urbano e pouco menos de 7 km/l em estrada.

A idade pesa

Além de um retrabalho na injeção eletrônica, que resultou em uma redução de potência para melhoria de consumo (o que já vimos que não ajudou muito) e emissões, o “Novo” ix35 teve melhoras no isolamento acústico da cabine. De fato, rodar com ele é silencioso, a não ser que coloque o motor em rotações mais altas. Mas o peso da idade do projeto do SUV já começa a mostrar as rugas.

Podemos perceber isso, por exemplo, no acabamento e espaço interno. Não são ruins, pelo contrário, mas é perceptível que ele está em nível inferior aos dos SUVs compactos mais modernos, como o HR-V e o Renegade. Sabe aquela sensação de estar em um carro que equivale ao preço dele? O Ix, ao menos pelo valor desta versão Top, não devolve isso, mesmo com mimos como o teto-solar duplo, saída de ar-condicionado para o banco traseiro ou o banco do motorista elétrico.

Os plásticos tem toque suave, mas aparenta ser mais simples, assim como o couro dos bancos. Fica mais grave com a ausência do computador de bordo e a iluminação azul, que cansa quem, por exemplo, pega uma estrada noturna.

Divertido, mas é um senhor

O ix35 tem tocada de sedã médio, como um Toyota Corolla ou Nissan Sentra, bom espaço interno e o charme dos SUVs. Mas, a idade pesa contra ele, principalmente no acabamento que poderia ser melhor nesta faixa de preço. O mesmo serve para os equipamentos, já que os controles de tração e estabilidade estão disponíveis apenas na versão mais cara, e o computador de bordo nem isso! Um assistente de descida está ali, mas você irá usa-lo quase nunca. A central multimídia é boa, com respostas rápidas, mas a sua posição, quando bate o sol, fica difícil de visualizar – mais um ponto negativo para o projeto antigo do ix.

Vale a pena?

A de R$ 99.990, se tivesse um pouco mais de equipamentos, como os controles de segurança e o ar-condicionado de duas zonas, que esta versão Top possui, seria perfeita! Mas esta aqui briga na faixa de preço com gente como o Audi Q3 1.4, um Premium de verdade. Aí sim, ele fica bem para trás. O que falta? A nova geração, que estreou no exterior. Ela valeria os R$ 120 mil.

 
 
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
Hyundai ix35 2016 Hyundai ix35 2016
 
 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa