Toyota anuncia recall mundial de 6,3 milhões de veículos

Segunda maior revisão da companhia japonesa envolve 27 modelos; Corolla e RAV4 estão envolvidos

O Corolla é um dos envolvidos no recall | Imagem: Toyota

A Toyota anunciou na última quarta-feira (8) um recall que envolve 6,39 milhões de veículos em todo o mundo para a correção de falhas na coluna de direção, banco do motorista, airbag e motor de arranque, entre outras peças. De acordo com comunicado, 27 modelos diferentes devem ser revisados no segundo maior recall da companhia.

Dentre os modelos afetados estão o utilitário esportivo RAV4, o sedã Corolla, o subcompacto Yaris e também modelos como o Pontiac Vice e Subaru Trezia, que a montadora produz para a General Motors e a Fuji Heavy Industries.

Segundo a agência internacional Reuters, a Toyota diz não ter conhecimento de nenhum acidente causado pelas falhas até o momento. O ônus que o chamado vai gerar para a empresa também não foi divulgado, assim como não ficou claro se as falhas vieram dos fornecedores da montadora ou do processo de fabricação.

De acordo com a agência internacional do total de veículos afetados, 2,34 milhões de carros estão na América do Norte, 1,09 milhão no Japão e 770 mil na Europa. Os outros 2,19 milhões de veículos envolvidos estão espalhados nas demais regiões do mundo.

Dos reparos que devem ser feitos, parte dos veículos devem substituir um cabo em espiral que pode ser danificado quando o volante é virado, fazendo com que o airbag deixe de ser acionado em caso de acidente. Outra parcela dos envolvidos deverão verificar os trilhos de ajuste dos bancos, que podem levar o assento a avançar em caso de colisão.

Segundo a Toyota, as demais falhas podem ocorrer nos suportes de coluna de direção, motores dos limpadores de para-brisa e motores de arranque.

A assessoria de imprensa da montadora no Brasil ainda não se pronunciou sobre a possibilidade do recal chegar ao País.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas