Toyota é a marca automobilística mais valiosa do mundo

Pesquisa realizada mundialmente tira BMW do primeiro lugar do pódium. Mercedes-Benz segue na terceira colocação

Toyota é a marca de carros mais valiosa do mundo | Imagem: Toyota

Não é novidade que as marcas automotivas estão entre as maiores indústrias do mundo. A consultoria internacional Millward Brown, especializada em grandes pesquisas, revelou neste mês o resultado de sua oitavo estudo anual sobre montadoras dominantes no mercado. A surpresa é que a Toyota superou as expectativas, liderando no ramo e ultrapassando a ex-campeã BMW.

A Toyota foi avaliada como a 23° marca mais valiosa do mundo, levando em consideração empresas de todos os ramos da indústria. A companhia japonesa subiu cinco posições em relação ao ano passado e apresentou um crescimento de 12% no valor, chegando a US$ 24,4 bilhões. A BMW, embora tenha caído cinco posições no ranking, tem valor semelhante ao da marca oriental, cerca de US$ 24 bilhões. Tal valor é 2% inferior ao alcançado em 2012.

A Mercedes Benz subiu três posições no ranking e segue na terceira posição entre as automotivas, com valor registrado em US$ 17,9 bilhões. Ela se encontra na 43° posição entre todas as marcas, enquanto a quarta colocada, a Honda, caiu seis posições e se encontra na 71° colocação, com o valor total de US$ 12,4 bilhões. 

Ainda aparece na lista da Millward Brown a japonesa Nissan, na 86° colocação, com valor de US$ 10,1 bilhões e, apesar de sofrer uma queda de cinco posições, apresentou um crescimento de 3%. A última a aparecer entre as cem marcas mais poderosas do mundo é a Volkswagen, na centésima posição, com uma queda de quatro posições. Mesmo assim, a fabricante alemã também apresentou um crescimento de 3%, chegando a ser avaliada em US$ 8,7 bilhões.