Toyota mostra versão final e revela preço de carro movido a hidrogênio
Sedã FCV, primeiro carro movido a célula de hidrogênio da marca, chega às lojas do Japão em 2015 pelo equivalente a R$ 150 mil
Já faz mais de 20 anos que a Toyota vem trabalhando no desenvolvimento de veículos movidos a célula de hidrogênio. Muitos protótipos depois, chega a confirmação, as imagens e o preço da versão de produção do primeiro carro movido a hidrogênio da marca, o Toyota FCV. O sedã chega às lojas no Japão em abril de 2015 por aproximadamente 7 milhões de ienes, ou o equivalente a cerca de R$ 151.300, excluindo os impostos.
No visual, a versão final é muito parecida com o conceito FCV-R, revelado no ano passado durante o Salão de Tóquio - já como uma atualização do mesmo protótipo mostrado no salão japonês em 2011. A Toyota afirma que, ao longo do tempo de desenvolvimento, a evolução do projeto foi significativa, a ponto de o desempenho se igualar ao de um veículo comum movido a gasolina, ou mesmo superá-lo. Segundo a montadora, o FCV possui 134 cavalos de potência (gerados pelo motor elétrico de 100 kW), a autonomia fica na casa de respeitáveis 700 km e o tempo de abastecimento é de míseros três minutos.
As vendas do modelo para os Estados Unidos e a Europa estão previstas para julho de 2015, ainda sem preços definidos. Segundo a Toyota, de início as vendas ficarão limitadas a regiões onde a infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio está mais avançada. Informações mais detalhadas serão anunciadas em breve.
Por quê hidrogênio?
Os carros movidos a célula de hidrogênio são uma espécie de “salvação” para o problema de emissões de dióxido de carbono na atmosfera, afinal com ele, pode-se gerar uma energia limpa, que não devolve nenhum detrito nocivo ao ambiente. A energia produzida pela reação química entre o hidrogênio e o oxigênio (um processo chamado “eletrólise”), que é utilizada para alimentar o motor elétrico que faz o carro se movimentar, emite na atmosfera apenas vapor de água, em vez de fumaça carregada de poluentes.
Não é só a Toyota que avança no segmento, a Hyundai e a Honda também caminham no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio. Especialmente no estado da California (EUA), onde há incentivo para o uso de energias limpas, as montadoras já começaram a introduzir este tipo de veículo. A marca coreana disponibiliza no estado, a partir deste mês, o Tucson movido a hidrogênio, enquanto a Honda espera ter seu carro circulando por lá em 2015. As montadoras, cientes de que ainda falta investimento em infra-esturura, esperam vendas modestas.
Poucas estações de reabastecimento e o elevado custo para construir novas estações de bombeamento de hidrogênio são um obstáculo que limitam o alcance deste tipo de veículo a mais Países.
De acordo com o banco de dados do departamento de energia dos EUA, até o final do ano passado, havia apenas 10 estações públicas de abastecimento de hidrogênio no país. Todavia, empresas de combustível estão planejando construir mais dezenas delas até 2015. A Califórnia decretou uma lei para financiar a construção de pelo menos 100 estações públicas de recarga hidrogênio só no estado até 2024.
O Japão conta com apenas 31 estações, algumas ainda em construção. O governo disse mais 100 estarão de pé até abril de 2016, mas há atraso no cronograma.