Foi-se o tempo em que os carros serviam apenas como meio de transporte. Mais do que isso, os automóveis do futuro terão de ser eficientes e, sobretudo interativos. A Toyota já começou a se mexer nessa área e apresentou na feira “A Mobilidade do Futuro” em Bruxelas, na Bélgica, um novo conceito de janela para carro.

A tecnologia ainda não tem data para chegar aos carros, mas já desperta interesse. O projeto, chamado “Janela para o Mundo”, quer que os passageiros do veículo coloquem seus dedos nas janelas do automóvel, onde terão um novo mundo de entretenimento.

Toyota
Divulgação

A Janela para o Mundo permitirá aproximar a imagem de objetos selecionados pelo passageiro

A primeira função do futuro equipamento é o “Desenho em Movimento”, onde os passageiros poderão literalmente desenhar nas janelas usando os dedos. Com o recurso “Zoom” os ocupantes do veículo podem registrar uma cena na paisagem e ampliar a imagem. E não para por aí.

Toyota
Divulgação

Está na Alemanha e não sabe alemão? O recurso da Toyota vai dizer traduzir o nome do que for selecionado

A Janela para o Mundo da Toyota também permitirá aos passageiros selecionar elementos ao redor do carro e receber a tradução do objeto no idioma local em tempo real, no caso de quem viaja por outros países. Também será possível identificar as distâncias de pontos selecionados na janela em relação ao veículo em deslocamento.

Por fim, o equipamento futurista da marca japonesa também oferecerá a função “Constelação Virtual”, informando sobre as formações de estrelas que estão no céu no exato momento.

Toyota
Divulgação

Um marcador no veículo dirá a distância do mesmo em relação a algum objeto selecionado na janela

O projeto está sendo tocado pela divisão Kansei de Design da Toyota na Europa, onde são desenvolvidos os futuros veículos da marca (e da divisão Lexus) voltados ao mercado local.

Thiago Vinholes

|