Toyota quer duplicar vendas até 2015

Empresa japonesa aposta no lançamento mais carros híbridos e maior atuação em mercados emergentes pelo mundo

Toyota Hybrid X Concept | Imagem: Toyota

Akio Toyoda, presidente do Grupo Toyota, revelou à agência Reuters alguns dos planos que a empresa prepara para os próximos anos. Conforme dito pelo executivo, a montadora quer dobrar seu faturamento e o números de veículos produzidos pelo mundo até 2015, o que ainda a manteria da liderança mundial do segmento, ofuscado a Volkswagen, que almeja chegar ao topo também em 4 anos.

De acordo com Toyoda, a marca japonesa já tem os planos traçados. A estratégia inclui o lançamento de mais 10 carros com tecnologia híbrida e o aumento nos investimentos em países emergentes, cuja demanda por carros populares e compactos é alta. Em 2010, a Toyota, ainda se recuperando da crise de 2008, fabricou 8,4 milhões de automóveis e faturou 555 bilhões de ienes, cerca de R$ 11 bilhões.

O plano de crescimento da Toyota também tem o Brasil como um dos pontos de ação. Por aqui, a fabricante ainda continua com as obras de sua futura fábrica em Sorocaba (SP), que será concluída apenas em 2012. A unidade ficará responsável pela produção da versão nacional o sedã compacto Etios, modelo de baixo custo já à venda na Índia.