Toyota reage tarde e relança o RAV4

Utilitário esportivo, que foi o pioneiro no seu segmento, ganhou versão mais simples por R$ 92.500

Toyota RAV4 2011 | Imagem: Toyota

A Toyota teve a chance de dominar um segmento em que já apostava em 1999, o de utilitários esportivos médios com o RAV4. No entanto, desde 2006, a marca japonesa esqueceu dele e o resultado disso foi que sua rival Honda, as coreanas Hyundai e Kia, e até a Peugeot agora avançam sobre a essa parcela do consumidor ávida por veículos com porte e conforto. Com bastante atraso, agora a montadora nipônica decidiu relançar o RAV4 com versões mais equipadas e, principal, preço mais baixo.

Não que o RAV4 ficou acessível - o valor da nova versão 4x2 é de R$ 92.500, maior que os de seus concorrentes -, mas o pacote generosos de equipamentos somado ao tamanho mais avantajado tornam o modelo interessante.

Pena que a concorrência tenha se multiplicado a ponto de a Toyota achar 500 unidades por mês um volume realista – até então, o melhor que o SUV fez foram 156 carros em maio.

O motor do RAV4 continua a ser o 2.4 litros de 170 cv, mas que costuma ter um consumo mais alto (a montadora diz que informará os valores em breve). A Toyota também abaixou o preço do RAV4 4x4, que já era vendido desde 2006. O modelo mais completo custa agora R$ 106.800 contra R$ 107.340 da linha 2010. A marca ressalta que a versão topo de linha recebeu mais itens que correspondem a R$ 5.000.

Hoje o segmento de crossovers e utilitários esportivos médios representa 3% do volume total de vendas, o que parece pouco, mas deverá chegar perto de 100.000 vendidas este ano. Como custam mais que sedãs e hatches mesmo com menos e equipamentos, os SUVs são altamente lucrativos, coisa que a Toyota parece que se esqueceu nos últimos anos.