Toyota revela novo Prius, que deve ser nacional
Novo híbrido da Toyota pode ser produzido no Brasil a partir de 2016
Este é, provavelmente, o primeiro híbrido que será produzido em território brasileiro. A Toyota apresentou de forma oficial nesta quarta-feira, 9, a nova geração do Prius, que deverá ser fabricado na planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP) a partir de meados do ano que vem. De acordo com a montadora japonesa, o modelo de quarta geração está ainda mais eficiente.
O novo Toyota Prius é marcado logo no visual, com linhas mais marcantes que devem dividir opiniões. Como destaque, há os faróis com formato ao estilo bumerangue na dianteira, formando conjunto com o para-choque, além de janelas com acabamento em preto que marca boa parte da lateral e lanternas traseiras verticais.
Por dentro, o automóvel apresenta formas mais limpas, sendo que boa parte das informações estão concentradas no centro do painel. O Prius está 60 milímetros mais longo, 15 mm mais largo e 20 mm mais baixo em relação à geração anterior, o que proporciona mais espaço para os ocupantes e acomodação de bagagem.
O Toyota agora é construído a partir da nova plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que de acordo com o fabricante proporcionou melhora significativa na condução, segurança e prazer ao dirigir. O chassi é 60% mais rígido, enquanto o posicionamento mais baixo do motor, aliado ao centro de gravidade baixo, concederam ao carro maior estabilidade e conforto. Há ainda nova suspensão dianteira e sistema double wishbone na traseira.
Entre os equipamentos, o novo Prius oferece alerta de saída de faixa, sistema de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, entre outros.
Quanto a motorização, a Toyota não divulgou detalhes, mas adiantou que o modelo está 10% mais econômico e teve aumento de 40% na eficiência térmica. Algumas peças do conjunto estão menores, a fim de aumentar o espaço e reduzir o peso final, e a bateria agora apresenta maior capacidade de armazenamento.
O novo Prius começará a ser vendido no Japão no fim de 2015 e, posteriormente, chegará a outros mercados ao redor do mundo.