Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Toyota torna-se a 4ª marca mais vendida do Brasil pela primeira vez

Montadora japonesa atingiu feito ao superar a Hyundai e emplacar mais de 191 mil veículos

Maior montadora de veículos do mundo, a Toyota nunca replicou esse domínio no Brasil. Mas pela primeira vez em sua história a companhia japonesa conseguiu um feito: terminou na 4ª posição no ranking de marcas mais vendidas do país.

Com 191,3 mil unidades emplacadas, a Toyota superou a Hyundai (187,8 mil veículos) e só ficou atrás das três gigantes do mercado, a Fiat, Chevrolet e Volkswagen.

É o ponto alto de um movimento que começou anos atrás, quando a empresa abriu uma segunda linha de montagem no Brasil, na cidade de Sorocaba, e decidiu ampliar seu portfólio com veículos compactos.

A evolução das posições no ranking da Toyoyta, comparada ao volume de emplacamentos por ano
A evolução das posições no ranking da Toyoyta, comparada ao volume de emplacamentos por ano
Imagem: AUTOO

Em 2012, mesmo com o apático Etios, a Toyota superou pela primeira vez mais de 100 mil veículos vendidos em nosso mercado. No ano seguinte atingiu 176 mil unidades e se aproximou dos 200 mil carros em 2014, mas a crise econômica ceifou seu ímpeto.

A partir de 2015, um novo movimento de crescimento sistemático que culminou com a melhor marca já obtida pela fabricante em 2019: quase 216 mil veículos emplacados.

Mesmo assim, a Toyota foi a 6ª mais vendida naquele ano, mas a situação poderia mudar em 2020 não fosse a pandemia do Covid-19. Até ali, a melhor posição atingida havia sido em 2016, um 5º lugar por conta de algumas centenas de carros a mais que a Hyundai.

Toyota Corolla Cross 2023
Toyota Corolla Cross 2023
Imagem: Divulgação

3ª marca mais vendida no varejo

Embora a derrocada da Ford, que encerrou a produção de seus veículos no país, tenha a tirado da disputa pelo 4º lugar, onde permaneceu por muitos anos, a Toyota poderia ter a superado em condições semelhantes em 2022, visto que muitas fabricantes perderam fôlego.

A situação da montadora japonesa só não foi melhor porque a produção foi visivelmente afetada pela falta de insumos na indústria. Veja o caso do Corolla e do Corolla Cross, carros que tiveram uma grande demanda e que não foi plenamente suprida.

O sedã teve cerca de 42 mil unidades emplacadas, ficando atrás da picape Hilux (feita na Argentina) pela primeira vez. Já o novo SUV vendeu um volume semelhante, pouco acima de 2021, quando estreou a partir de abril.

Talvez mais significativo ainda seja o fato de a Toyota ter sido a 3ª marca mais vendida no varejo em 2022. Segundo a Fenabrave, a marca ficou com quase 15% dos emplacamentos para pessoas físicas, à frente da Volkswagen (11,8%) e muito perto da Chevrolet (16,4%), a 2ª colocada.

Nesse ranking, não só a posição vale muito, mas sobretudo a margem mais folgada de lucro nas vendas.

Detalhe da linha de montagem do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP)
Detalhe da linha de montagem do Toyota Corolla em Indaiatuba (SP)
Imagem: Divulgação

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%