Vai dirigir no exterior nas férias?

Com o real valorizado e o turismo em alta, vale a pena percorrer países ao volante de um carro, mas é importante saber as regras de seu destino

Dacia Duster | Imagem: Dacia

Nunca houve tantos turistas brasileiros espalhados pelo mundo como agora. Com o real valorizado perante as principais moedas, ficou barato viajar, seja para a vizinha Argentina como para os destinos no Hemisfério Norte.

Em ambos os casos, a tentação por alugar um veículo – ou mesmo dirigir até lá – é grande. Dependendo do destino, você pode escolher um modelo que não é vendido no Brasil e até híbridos, como nos Estados Unidos.

Mas, afinal, nossa carteira de habilitação vale nesses países? Sim, na maior parte das nações, porém, é importante tomar alguns cuidados. Há governos mais exigentes e que não se satisfazem com o documento brasileiro – muitas vezes, dependendo da língua, fica difícil entender uma carteira de habilitação em português.

Em alguns lugares como na Jamaica até a idade permitida pode ser bem diferente da nossa – na terra de Bob Marley a idade mínima para guiar é de 25 anos. Além disso, países como Inglaterra, Japão e Austrália usam a mão inglesa, invertida em relação à nossa e com o volante instalado do lado direito do cockpit, um desafio para quem está acostumado ao nosso padrão.

Para explicar essas dúvidas, o AUTOO criou um serviço com as principais informações para quem quer dirigir no exterior. Afinal, ninguém quer transformar suas férias em tormento sobre quatro rodas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil