Vedete mundial, Tata Nano tem queda de 85% nas vendas

Carro mais barato do mundo sofreria com falta de crédito para financiamento

Fábrica da Tata em Sanand, Índia | Imagem: Tata Motors

Lançado com toda pompa e considerado até mesmo um ícone tecnológico, o Tata Nano, carro mais barato do mundo vive uma crise inesperada. Depois de ter sua imagem arranhada por inexplicáveis incêndios repentinos, agora o modelo indiano viu suas vendas caírem nada menos que 85% em novembro.

Apenas 589 unidades foram vendidas, um valor inexpressivo para um carro que custa cerca de R$ 4.500 na Índia, único mercado onde é comercializado atualmente. Antes que existam teorias sobre um fracasso comercial, Carl Foster, o atual CEO da Tata e ex-chefe da Opel, revelou o problema: falta de financimento dos bancos. "Eles não querem emprestar dinheiro para os clientes com medo de uma explosão de popularidade que possa secar seu capital", disse o executivo.

Mesmo assim, nada justifica um volume tão baixo num país carente de veículos baratos e que tem potencial para tornar-se o 3º maior mercado do mundo.