Vendas de carros disparam em março
Emplacamentos ultrapassaram 260 mil unidades com expectativa pelo fim do desconto no IPI. Fiat superou Volkswagen por apenas 330 unidades
Se depender do mercado de automóveis a crise é coisa do passado. O mês de março, que seria o último do IPI mais baixo, transformou-se no 2º melhor mês em vendas da história, só atrás de julho de 2008, quando foram emplacados cerca de 273 000 veículos.
O mês passado conseguiu o feito de ultrapassar 260 000 unidades vendidas, considerando apenas automóveis e comerciais leves. Aparentemente, o efeito psicológico do fim do desconto no IPI pode ter motivado muita gente a antecipar a comprar do carro zero km, embora a extensão da medida fosse dada como certa, o que realmente aconteceu.
Em relação a março de 2008, o aumento foi de 18%, mas o 1º trimestre fechou apenas 4% acima do mesmo período do ano passado. Ainda assim, um número a se comemorar diante das dificuldades.
Fiat mantém liderança
Como esperado, a disputa pelo título de marca mais vendida do país segue indefinida. A Fiat devolveu a derrota sofrida em fevereiro para a Volkswagen e superou sua rival em pouco mais de 300 veículos – 64 406 unidades contra 64 076, números que podem sofrer pequenas correções. No acumulado, a montadora italiana tem apenas 1 000 unidades a mais que o fabricante alemão.
Já no 2º pelotão, a Honda abriu mais vantagem na 5ª posição, porém, a Toyota foi quem mais avançou, com aumento de 61% nas vendas em relação a fevereiro.
Entre os veículos nenhuma mudança nos primeiros lugares, ocupados por Gol, Palio, Mille, Corsa Sedan e Celta, mas esse último quase foi superado pelo Fox, da Volkswagen. Uma das razões do crescimento da Toyota, o Corolla foi o sedã médio mais vendido em março, vencendo seu oponente tradicional, o Civic.
Por falar em sedãs, a briga entre Siena e Voyage foi apertadíssima: o Fiat saiu na frente por meros 11 carros (7 413 contra 7 402). Já entre os estreantes, o C4 hatch foi o melhor, com 476 emplacamentos (incluem a versão VTR). O sedã compacto premium Symbol, da Renault, vendeu 301 unidades, o hatch Mercedes-Benz CLC, 102 carros, a minivan Livina, da Nissan, 16 exemplares, e o subcompacto Smart ForTwo, doze carros.
Confira as marcas e modelos mais vendidos em nossas páginas especiais: