Versão esportiva do CLA cai na rede
Sedã compacto da Mercedes-Benz preparado pela divisão AMG deve herdar o mesmo motor 2.0 turbo de 360 cv do hatch A45
As montadoras bem que se esforçam para esconder seus lançamentos na tentativa de manter suas estratégias em segredo, mas quando imagens oficiais vazam pela internet todo um plano de apresentação e surpresa vai por água abaixo. É o que aconteceu com o Mercedes-Benz CLA A45 AMG, que deveria aparecer somente na véspera do Salão de Nova York, nos Estados Unidos, que abre no dia 29 de março. Mas ele apareceu antes.
Imagens da versão final do veículo, produzidas pela própria marca, caíram na rede, revelando seu visual de uma ponta a outra e também detalhes do interior.
O CLA é o novo sedã de entrada da Mercedes-Benz, no qual a empresa aposta alto para se aproximar do público jovem. O modelo é uma derivação do novo Classe A, que deixou de ser minivan e se transformou em hatchback médio.
E a exemplo do Classe A, que ganhou uma versão esportiva da divisão AMG no Salão de Genebra, o sedã vai seguir o mesmo caminho na mostra norte-americana. Informações sobre a parte mecânica e desempenho do carro ainda não são conhecidas, mas é praticamente certo que o modelo deve herdar o mesmo conjunto motriz utilizado no hatch esportivo, composto pelo motor 2.0 turbo de 360 cv e torque máximo de 47 kgfm ligado ao câmbio semi-automático de dupla embreagem.
Nessa configuração, o Classe A esportivo, que atende pelo nome A45 AMG, é capaz de acelerar do 0 até os 100 km/h em menos de 5 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima. No CLA AMG os números de performance devem ser semelhantes.
Como todo veículo aprimorado pela AMG, além da injeção de mais potência, o sedã também teve a parte aerodinâmica melhorada. O carro possui spoilers mais rentes ao solo, saias laterais e um exaustor traseiro, peça que melhora o fluxo de ar debaixo do carro. Todos esses apêndices são feitos com fibra de carbono, material muito leve e resistente.
Já as imagens do interior revelam o acabamento do painel com plástico imitando a textura da fibra de carbono e o volante esportivo com empunhadura revestida em camurça, tecido que absorve o suor das mãos e melhora a “pegada” na direção.
O lançamento comercial do CLA AMG, a principio para os mercados europeu e norte-americano, deve acontecer logo após o Salão nos EUA.