Volkswagen compra 20% da Suzuki

Montadora alemã pagará US$ 2,5 bilhões para ter acesso à tecnologia de carros urbanos e ao mercado indiano

Volkswagen é a nova sócia da Suzuki | Imagem: Montagem

A Suzuki é uma empresa diferente na indústria automobilística mundial. Além da fama maior da divisão de motocicletas, a montadora japonesa sempre teve um papel de coadjuvante no mercado, o que não combina com seus números de vendas, muitos altos – só no 1º semestre de 2009 ela vendeu mais de um milhão de carros.

A razão é simples: a Suzuki é especializada em carros urbanos, muito populares no Japão e é de lá que vem grande parte desse desempenho. Por isso, a marca sempre andou de mãos dadas com parceiros estrangeiros – a GM foi o último deles, mas saiu no final do ano passado.

Agora, a Suzuki ganhará um novo e importante sócio, a Volkswagen, que acaba de anunciar que pagará US$ 2,5 bilhões por cerca de 20% da empresa. E o que busca a VW? Justamente a experiência da Suzuki com carros pequenos e com sua boa participação no mercado indiano, outra meca de veículos urbanos.

Mas a montadora japonesa também tirará proveito dessa sociedade: a Volks repassará a tecnologia de híbridos e elétricos, onde está em vantagem.

Tudo isso para reforçar a estratégia da VW de se tornar a maior montadora do mundo, em 2018 ou antes disso.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise