Volkswagen e Porsche se unirão
Os dois grupos acertaram a fusão que dará origem ao maior conglomerado automobilístico da Europa, reunindo dez marcas
A Volkswagen e a Porsche chegaram finalmente a um acordo a respeito da longa disputa pelo controle de ambas as empresas. Os dois grupos formarão um conglomerado único, que reunirá suas dez marcas – Volkswagen, Porsche, Audi, Lamborghini, Seat, Bugatti, Skoda, Bentley, Scania e a divisão de veículos comerciais da Volks.
Em resumo, ninguém venceu a batalha. A Porsche havia conseguido reunir 51% das ações da VW, mas não podia assumir a direção da empresa devido a uma cláusula que dá poder de voto ao governo da Baixa Saxônia, que detém 20% do grupo. Por outro lado, a direção da Volks planejava fazer uma oferta hostil pela própria Porsche a fim de reverter a situação.
A direção das duas montadoras se reuniu hoje na Áustria e chegaram a um consenso que definiu os próximos passos do processo. Um grupo de trabalho terá um mês para definir como será estruturado o novo grupo, consultando desde os empregados aos acionistas.
A medida é uma resposta ao movimento de compra que a Fiat está fazendo em busca da formação de um novo grupo forte no setor automobilístico. Os italianos já levaram a Chrysler e agora buscam a Opel, marca alemã pertencente à General Motors.