Volkswagen inicia desenvolvimento de piloto automático avançado

Equipamento permite aos carros rodar sem a ação do motorista a até 130 km/h

VW TAP conduzirá o carro automaticamente | Imagem: divulgação

O equipamento “Piloto Automático” para automóveis ainda não existe em modelos de produção, por mais que muitas fabricantes insistam em assim chamar o cruise control, o controle de velocidade de cruzeiro. São coisas diferentes. Aviões modernos podem ser controlados por computador, o que implica em subir ou descer e fazer curvas, entre outros comandos. O controlador de velocidade para carros, como o próprio nome diz, controla apenas a velocidade. Ele não conduz o veículo sozinho. Mas a Volkswagen já pensa em mudar essa história.

A marca alemã divulgou nesta terça-feira (28) as primeiras informações sobre o Temporary Auto Pilot (TAP), o seu primeiro sistema de piloto automático temporário. E o equipamento, embora ainda limitado, funciona de verdade, como nos aviões. A marca afirma que o TAP é capaz de conduzir o veículo de forma semi-automática em linha reta com a utilização de uma a câmera de vídeo, sensores e um radar, que monitora a distância dos carros à frente. Segundo a VW, a nova tecnologia dispensa o comando do motorista a até 130 km/h.

A fabricante também explica que o condutor possui controle total do automóvel, mesmo com o TAP ativo. A marca ainda avisa que em certas circunstâncias de trânsito ainda é necessária a intervenção do motorista. Em comunicado, a Volks confirmou a nova tecnologia em seus carros de produção em até cinco anos. Enquanto isso mantenha as mãos no volante, mesmo com o cruise control ligado.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!