Volvo C30 cinco portas é flagrado na Suécia

Modelo poderá se chamar V30 e pretende incomodar o VW Golf na Europa

Volvo C30 cinco portas foi flagrado nas ruas da Suécia; mesmo coberto, logo da marca está evidente na grade dianteira | Imagem: Auto Week

A Volvo finalmente poderá encarar o BMW Série 1 e o Audi A3 Sportback com as mesmas "armas". O modelo camuflado, que foi flagrado pela revista Auto Week, é a versão cinco portas da nova geração do hatch C30. Embora esteja totalmente coberto, podemos notar que o plástico preto da camuflagem até tenta esconder o logo da marca sueca, mas não o faz com eficiência, além de não conseguir disfarçar também a semelhança no design da grade dianteira com os mais recentes modelos da marca como o crossover XC60 e o sedã S60. As "coincidências" não param por aí, as lanternas traseiras são verticalizadas com iluminação por LEDs, assim como ocorre com o crossover médio da marca.

A plataforma que será utilizada pelo modelo é a P1 com entreeixos maiores que a do C30 três portas, justamente para proporcionar maior espaço e conforto para quem viaja nos bancos de trás.

Essa plataforma ainda dará origem ao sedã S40 que será lançado em 2013 e a um crossover, batizado de XC30 pela imprensa européia, que terá duas versões, uma para o mercado europeu com dimensões encurtadas e outra para o mercado chinês e americano, com sua base alongada.

O modelo herdará os motores que equipam tanto o C30 três portas como o S60, incluindo o 1.6 litro com turbo movido a gasolina e a diesel. Embora seja apelidado de V30 nos corredores da Volvo, o modelo ainda não tem nome definitivo, podendo ser chamado também pelo nome atual. O novo carro da marca sueca fará a sua estréia no Salão Automóvel de Genebra, em março de 2012 e será vendido com um preço inicial estimado em 18 mil libras, algo em torno de R$ 49 mil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!